NOTÍCIAS

Comunidade de Bento Rodrigues irá votar neste sábado a escolha de novo terreno

06/05/2016

foto tres terrenos

 

Após um processo com ampla participação popular, será escolhido neste sábado, 7 de maio, o terreno para a construção da nova Bento Rodrigues, distrito de Mariana (MG). A votação acontece no Centro de Convenções de Mariana das 8h às 17h. Essa é mais uma etapa das ações de reconstrução desenvolvidas pela Samarco após o rompimento da barragem de Fundão.

Representantes das 226 famílias que moravam em Bento Rodrigues vão escolher, por meio de voto, onde serão edificadas casas e também espaços comuns, como praças, escolas, postos de saúde, templos religiosos e campos de futebol. Será necessário o voto de ao menos 60% dos representantes das famílias e vencerá o terreno que obtiver no mínimo 60% dos votos. Esses critérios foram definidos em conjunto com os moradores e representantes do Ministério Público.

Para Antônio Pereira Gonçalves, membro de Comissão de Moradores de Bento Rodrigues, o processo eleitoral foi fundamental para legitimar a escolha da comunidade, “Esperamos que pelo menos 90% da comunidade participe da votação. Isso mostra o empenho de todos neste processo de diálogo e solução conjunta”, disse.

O processo até a eleição do terreno foi rigoroso, uma vez que era necessário ouvir as demandas de todos os moradores do distrito. Foram realizadas 37 reuniões, duas assembleias gerais e dois programas de visitas aos terrenos pré-qualificados: Lavoura, Carabina e Bicas. Todos possuem boa localização, topografia adequada, facilidade de acesso a transporte público, oferta hídrica e proximidade de nascentes e solo de qualidade para plantio e criação animal.

“O desejo dos moradores e o atendimento de suas necessidades nortearam todo o processo de definição dos terrenos. Em janeiro, iniciou-se a definição dos critérios para a escolha da área para a reconstrução do distrito. Nada foi imposto, tudo está sendo discutido, e os moradores tiveram condições de visitar as áreas e conhecer aspectos técnicos de cada terreno”, afirma Roberto Carvalho, presidente da Samarco.

Segundo o Acordo assinado com os governos Federal, de Minas Gerais, do Espírito Santo e com outras entidades governamentais, a Samarco tem três anos para reconstruir o distrito. Mas a empresa não poupará esforços para concluir as edificações o mais rapidamente possível, permitindo que os moradores reestabeleçam suas rotinas.

Uma vez escolhido o terreno, será feito, a pedido do Ministério Público, um aprofundamento dos estudos técnicos realizados. O passo seguinte será a definição do projeto arquitetônico e urbanístico do local.

A escolha dos terrenos para reconstrução de Gesteira e Paracatu de Baixo também está em andamento, já tendo sido definidos os critérios para a definição da área.

 

Conheça as informações técnicas dos terrenos pré-selecionados para reconstrução de Bento Rodrigues

 

terreno lavoura

O terreno de Lavoura fica no distrito de Camargos. Sua área total é de 2.232 hectares e a área disponível para aquisição é de 350 hectares.

 

terreno carabina

O terreno de Carabina tem sede na região urbana de Mariana. Sua área total e para aquisição é de 150 hectares.

 

Mariana_MG, 08 de Abril de 2016 Samarco - Acoes de recuperacao Na foto, moradores de Bento Rodrigues em visita ao terreno de Bicas, de propriedade da Samarco, onde podera ser reconstruida a comunidade Foto: LEO DRUMOND / NITRO

O terreno de Bicas também fica no distrito de Camargos. O local tem área total de 1.647 hectares e a área disponível para a aquisição é de 528 hectares.

 

Facebook Twitter Google+