NOTÍCIAS

Tecnologia é usada para monitoramento e segurança das barragens

31/05/2016

Mariana_MG, 30 de Marco de 2016

SAMARCO - Obras de recuperacao

Na foto, o Centro de Monitoramento da Samarco, localizado no escritorio da empresa em Germano. Daqui sao monitorados em tempo real as barragens e diques da empresa

Foto: Leo Drumond / NITRO

 

Para auxiliar no trabalho de monitoramento e segurança dos diques e das barragens de Germano e Santarém, a Samarco utiliza ferramentas de alta tecnologia. O acompanhamento das estruturas é feito em tempo real por meio de radares, escaneamento a laser, câmeras, medidores de nível d’água (piezômetros), acelerômetros, entre outros. Para reforçar essa ação, uma sala de monitoramento visual foi montada na Unidade de Germano, funcionando 24 horas por dia.

A Samarco também fez estudos técnicos, logo após o rompimento da barragem de Fundão, para cada estrutura remanescente. Assim, nos últimos meses, essas estruturas foram reforçadas com a construção de três diques de contenção. A obra, que já foi concluída, evita que os rejeitos cheguem aos rios Carmo, Gualaxo e Doce.

Visando reforçar ainda mais a segurança, sirenes foram instaladas em todas as comunidades localizadas próximas às barragens. A empresa também conta com dois técnicos por turno, que fazem inspeções e visitas em campo.

Conheça todas as ações de segurança no vídeo abaixo:

Facebook Twitter Google+