NOTÍCIAS

Conheça as ações culturais realizadas em Minas Gerais e Espírito Santo

28/07/2016

gif acoes culturais caboclo bernardo

 

Ações culturais estão sendo realizadas para resgatar as raízes das comunidades impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. O trabalho desenvolvido, que visa reparar, restaurar e reconstruir os impactos causados, faz parte dos 41 programas que integram o Termo Transacional de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado com os governos Federal, de Minas Gerais e do Espírito Santo e outras entidades governamentais.

A cidade de Mariana, em Minas Gerais, recebeu o “Música na Praça”, com a apresentação do coral “Canta Comigo”, do distrito de Paracatu, e do violeiro, compositor e cantor Chico Lobo. Além do show, a comunidade participou de aulas de dança e maquiagem, sessões de cinema e oficinas de arte, entre outras atividades gratuitas que desenvolveram e reforçaram a autoestima, a criatividade, a afetividade, a socialização e a construção de conhecimento.

No Espírito Santo, a Festa do Caboclo Bernardo levou alegria à vila de Regência, ajudando a resgatar o turismo e a estimular a economia local. Cerca de 6 mil pessoas participaram da festa, que contou com o show da tradicional banda de reggae Tribo de Jah e da Banda Casaca, grupo capixaba de raiz no Congo. Quem esteve presente no evento também pôde participar de oficinas de confecção de tambores e ganzás (instrumentos típicos do congo) e conferir a exposição de artesanato e dos artistas naifs de Regência, além de assistir à apresentação do Auto do Caboclo Bernardo, da Cia. de Artes Regência Augusta, grupo formado por artistas locais que contou toda a trajetória do Caboclo Bernardo.

Facebook Twitter Google+