ABOUT

Corporate Governance

A Samarco possui uma estrutura de governança corporativa moderna, constituída pelos acionistas BHP Billiton e Vale, Conselho de Administração, Comitês de Assessoramento, Diretoria Executiva, Auditoria Interna e Auditoria Independente. Isso permite aos acionistas uma administração eficiente do negócio, acompanhamento adequado dos resultados gerados pela Samarco, garantia de conformidade legal e estatutária e direcionamento dos valores, objetivos e estratégias da empresa. A nossa governança busca garantir transparência à administração, equilíbrio entre informações recebidas pelos dois acionistas, responsabilidade corporativa e uma prestação de contas objetiva e completa.

 

Acionistas

BHP Billiton Companhia anglo-australiana, é a maior mineradora diversificada do mundo, tendo como principais produtos minério de ferro, diamante, carvão mineral, petróleo, bauxita, cobre, níquel e urânio.
Vale Com sede no Brasil, é líder mundial na produção e exportação de minério de ferro e pelotas e figura entre as principais produtoras no mundo de diversos outros minerais, tais como concentrado de cobre, bauxita, alumina, alumínio, potássio, caulim, manganês, ferro-ligas e níquel.

 

Executive Board

Roberto Lúcio Nunes de Carvalho

Chief Executive Officer (CEO)

Maury de Souza Junior

Chief Project Officer (CPO)

Leonardo Sarlo Wilken

Chief Commercial Officer (CCO)

Rodrigo Alvarenga Vilela

Chief Operation Officer (COO)

Luis Eduardo Fischman

Chief Finance Officer (CFO)

 

 

Conselho de Administração

Principal órgão da governança corporativa da Samarco, o Conselho de Administração é composto por quatro membros efetivos e quatro suplentes, representantes dos dois acionistas. Possui como principais atribuições:

  • Orientação estratégica e geral dos negócios;
  • Acompanhamento dos resultados da empresa;
  • Garantia da integridade da gestão da empresa;
  • Escolha do CEO e avaliação dos membros da diretoria executiva;
  • Escolha da auditoria independente;
  • Orientação e aprovação do plano de negócio e orçamento da companhia, incluindo planos de investimento, distribuição de dividendos aos acionistas e reinvestimentos;
  • Deliberação sobre alterações de estrutura societária e alterações relevantes na estrutura de capital (aquisições e vendas de ativos, fusões e vendas de ativos), que são posteriormente aprovados pelos acionistas;
  • Manutenção da conformidade legal, estatutária e com o acordo de acionistas;
  • Definição das diretrizes gerais dos negócios e da estratégia da Empresa;
  • Aprovação da distribuição de dividendos aos acionistas e reinvestimentos.

Os membros do Conselho têm mandatos de três anos, com possibilidade de reeleição, revezamento entre representantes dos acionistas nos cargos de liderança e se reúnem a cada quatro meses.

 

Composição do Conselho de Administração

Membros efetivos
Flávio Bulcão (Chairman) – BHPB
Paulo Souza – BHPB
Silmar Silva – VALE

Suplentes
Sérgio Consoli Fernandes – BHPB
Edgar Alfonso– BHPB
Juan Merlini – VALE

Comitês de Assessoramento

governanca-corporativa-port-2712

A governança corporativa da Samarco é composta por comitês de assessoramento responsáveis por prover recomendações que requeiram decisão do conselho de administração. Estes possuem agenda própria e têm a prerrogativa de estabelecer subcomitês para o tratamento de temas específicos, que podem ter caráter permanente ou temporário. São sete comitês e seis subcomitês assim distribuídos:

Comitê da Estratégia: apoio ao Conselho de Administração (CA) em assuntos estratégicos voltados para a retomada das operações, comunicação com as partes interessadas. Para apoio no alcance de seus objetivos e direcionamento técnico, foram estabelecidos dois subcomitês: (i) Subcomitê de Continuidade Operacional; e (ii) Subcomitê de Comunicação e engajamento com partes interessadas.

Comitê de Gestão de Riscos: apoio ao (CA) em assuntos relativos aos riscos que podem impactar a estratégia da Samarco, por meio da revisão de processos e metodologias para avaliação, controle, monitoramento e report dos riscos materiais. Não há subcomitês estabelecidos para este comitê

Comitê de Remediação: apoio ao (CA) em assuntos estratégicos com foco nas obras de reforço das estruturas de barragens. Para apoio no alcance de seus objetivos e direcionamento técnico, foram estabelecidos o subcomitê de Infraestrutura.

Comitê de Finanças: apoio ao (CA) em assuntos relativos às finanças corporativas. Para apoio no alcance de seus objetivos e direcionamento técnico, foram estabelecidos três subcomitês: (I) Subcomitê Contábil; (II) Subcomitê de Tesouraria; e (III) Subcomitê de Seguros.

Comitê Jurídico: apoio ao (CA) em assuntos relativos as questões legais. Não há subcomitês estabelecidos para este comitê.

Comitê de Auditoria e Compliance: apoio ao (CA) em questões ligadas à conformidade de suas políticas e códigos estabelecidos e à efetividade de seus controles internos. Não há subcomitês estabelecidos para este comitê.

Comitê de Remuneração: apoio ao (CA) na definição de políticas de remuneração dos principais executivos da Samarco e políticas gerais de recursos humanos. Não há subcomitês estabelecidos para este comitê.

 

Acesse também nosso Código de Conduta e Política de Prevenção à Corrupção e Fraude.

Facebook Twitter Google+