Notícias

Samarco esclarece: captação alternativa de água em Governador Valadares

03/01/2016

samarco esclarece

A Samarco construiu, em Governador Valadares, um sistema alternativo de captação para a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Recanto dos Sonhos. A adutora de 2,7km, entregue ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) da cidade em novembro, possibilita a captação de água bruta do Rio Suaçui Grande. Esse projeto faz parte do plano de emergência e deverá ser utilizado caso haja alterações significativas dos parâmetros de turbidez do Rio Doce, conforme procedimento formalizado junto ao SAAE.

O restabelecimento da captação regular em Governador Valadares foi possível após diversos laudos independentes atestarem a potabilidade da água captada ao longo do Rio Doce após o devido tratamento, realizado pelo SAAE. Além disso, resultados de novas análises feitas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e pela Agência Nacional de Águas (ANA), divulgados no dia 15 de dezembro de 2015, atestam que a qualidade da água do Rio Doce está compatível com os resultados encontrados antes da passagem da pluma de turbidez. A estrutura de captação alternativa no Suaçuí Grande permanece como uma benfeitoria para a cidade e também uma opção emergencial.

A Samarco reitera seu compromisso em auxiliar os municípios da Bacia do Rio Doce impactados pela passagem da pluma de turbidez e está à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer informações por meio dos seus canais de contato: Central de Atendimento.