revegetação feita nas margens do Rio Gualaxo do Norte em 2016

Revegetação feita nas margens do Rio Gualaxo do Norte, 2016

Plano de Recuperação

Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC)

 

Samarco, Vale e BHP Billiton assinaram em 2 de março de 2016 um Termo de Transação e Ajustamento de Conduta (TTAC) com os governos Federal, dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo e outras entidades governamentais para acelerar a implementação coordenada de medidas de recuperação social, ambiental e econômica das regiões atingidas pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015.

O documento elenca programas, que estão reunidos em duas principais frentes: socioambiental e socioeconômica. Os programas reiteram o compromisso de reparação, restauração e reconstrução dos impactos causados ao meio ambiente e as comunidades.

Com o intuito de garantir que as ações de reparação tivessem legitimidade, o termo (TTAC) também definiu a criação da Fundação Renova, responsável pela execução desses programas.

A Fundação como entidade autônoma e independente foi compreendida como uma iniciativa adequada e, em agosto de 2016, assumiu as ações de reparação, inclusive aquelas que estavam sendo realizadas emergencialmente pela Samarco.

 

Mapa de Reparação

 

Mapa de reparacao - Pagina Renova

A Fundação Renova acaba de disponibilizar uma nova ferramenta para você acompanhar o andamento dos programas de reparação e compensação aos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão. No mapa, você acompanha o progresso do que vem sendo feito de um jeito fácil, com transparência e em tempo real. Acesse e saiba mais.