Porto de Ubu

Para o escoamento de sua produção, a Samarco conta com um Terminal Marítimo próprio, localizado no município de Anchieta (ES). O terminal opera durante 24 horas, com total segurança e cuidado com as pessoas e o meio ambiente. Com uma infraestrutura adequada, o porto acompanha o crescimento da empresa e vem atingindo números recordes a cada ano.

O acesso rodoviário ao Terminal é feito pela BR-101, seguindo pelas rodovias ES-146 e ES-060. Ele está a cerca de 80 km de Vitória, capital do estado, e é ligado ao continente por uma estrada com 12 metros de largura. O local possui um píer com três berços de atracação e um conjunto de dolfins, abrigados por um quebra-mar em formato de ‘L’, que oferece proteção contra os embates de mar provenientes do leste, sul e sudeste. Além disso, conta com dois rebocadores ASD (>40 TBP), uma moderna lancha e outros recursos para emergências, inclusive ambientais, com todo suporte de pessoal especializado.

As operações realizadas no Terminal Marítimo são de responsabilidade da Gerência do Porto, que também conduz o relacionamento com instituições ligadas às atividades portuárias.

Operações e Sinalização Náutica

O Porto de Ubu trabalha com regime de operação ininterrupto, 24 horas por dia, 365 dias por ano. A sinalização náutica do terminal é gerenciada e operada com eficácia média superior a 98%, de acordo com dados da Marinha do Brasil.

Segurança

A segurança é premissa de todas as operações da Samarco, e no Porto não poderia ser diferente. Antes de aceitar a atracação de qualquer navio em seu terminal, a Samarco avalia as condições das embarcações em diversos quesitos que envolvem a segurança operacional, a preservação do meio ambiente e o respeito às comunidades vizinhas. Esse procedimento é conhecido como Vetting.

Depois de atracados, os navios estão sujeitos à inspeção, para assegurar a condição de operacionalidade e reduzir ainda mais possíveis danos ao terminal e ao meio ambiente. O Porto também registra e monitora dados meteoceanográficos, e dados sobre ondas, marés, ventos, correntes, precipitações, temperaturas e umidade são arquivados para subsidiar estudos futuros, aumentando a eficiência e, sobretudo, a segurança operacional.

Todas as informações relevantes para os navios, passageiros e usuários estão disponibilizados em documentos específicos:

Informações Portuárias

Principais Especificações Técnicas do Porto

Preço manobra e carga movimentada

Procedimento para cadastro de embarcações

Formulário para cadastro de embarcações

– Resolução Porto de Ubu

Facebook Twitter Google+