Bento Rodrigues, 2015

Resultado da investigação

A fim de entender as razões que levaram à tragédia, logo após o rompimento da barragem de Fundão, a Samarco, a Vale e a BHP Billiton solicitaram uma investigação ao escritório de advocacia norte-americano Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP, sediado em Nova York. O escritório foi contratado sob a premissa de absoluta independência; a Samarco colaborou plenamente com a investigação externa, fornecendo todas as informações e integral acesso às suas unidades e aos seus empregados.

Na condução da investigação independente, a Cleary Gottlieb desenvolveu um painel com especialistas da área de geotecnia do Brasil, do Canadá e dos Estados Unidos para dar suporte às análises. O líder deste painel foi o professor Norbert Morgenstern, uma autoridade internacionalmente reconhecida em engenharia geotécnica, professor emérito de Engenharia Civil na Universidade de Alberta. Foram realizadas inspeções de campo, análises de dados, testes de laboratório, pesquisas de modelagem e entrevistas com os envolvidos.

A divulgação pública dos resultados foi realizada ao final do mês de agosto de 2016, em coletiva de imprensa com participação de executivos da Samarco e das acionistas.

Acesse o relatório completo da investigação realizada pela Cleary Gottlieb sobre o rompimento da barragem: http://fundaoinvestigation.com