23/01/21
Samarco: aprender, evoluir e transformar
Compartilhar esta notícia

*Reuber Koury, diretor de Projetos e Sustentabilidade

A retomada das operações da Samarco é marcada por desafios e aprendizados que nos impulsionaram a repensar nosso processo produtivo, incorporando novas tecnologias. A implementação do novo sistema de filtragem e disposição de rejeitos é um dos exemplos que marcam esta trajetória e o recomeço da empresa.

O sistema de filtragem de rejeitos nos permite desaguar o rejeito arenoso, que representa 80% do rejeito total gerado para posterior empilhamento a seco. Os demais 20% restantes, que é a lama, é contida na Cava Alegria Sul, que é um espaço rochoso e confinado, resultante da lavra do minério.

Para chegarmos a esta solução de processo e incorporá-lo no sistema produtivo, superamos duas questões técnicas: a alta escala do volume de material a ser filtrado e a forma de disposição final.

Desde 2013, a Samarco investiu em pesquisa e desenvolvimento com o objetivo de selecionar um método de filtragem e disposição a seco dos rejeitos.

Dentre as tecnologias avaliadas, optamos pelo sistema que utiliza filtros de discos a vácuo com o uso de tecido como elemento filtrante, utilizada na Unidade de Ubu (ES), porém com outro material que é o concentrado de minério de ferro. Logo, foram necessárias adaptações.

O domínio prévio desta tecnologia reforçou a nossa escolha técnica, uma vez que a experiência e conhecimento de nossos operadores facilitaram a assimilação desta nova etapa no processo produtivo. 

Testes industriais e ensaios indicaram os ajustes necessários, por exemplo, na vazão do vácuo, adaptação volumétrica da caixa de alimentação, modificação do tecido filtrante e outros revestimentos internos do equipamento.

O novo sistema atualmente tem capacidade de processar mil toneladas por hora, volume compatível com o retorno gradual, que é de 26% da capacidade instalada. Para garantir a operação contínua, o sistema é composto por seis filtros que funcionam em revezamento. O rejeito arenoso filtrado e seco, é destinado à Pilha de Disposição de Estéril e Rejeitos (PDER) Alegria Sul. Para garantir uma disposição contínua e segura, foi construída uma plataforma de 140 mil m², cerca de 15 campos de futebol.   

Esta plataforma serve como base da nova pilha e propicia uma distribuição e disposição do material de forma mais homogênea e segura. Para isso, foram dimensionados sistemas de drenagem robusto. A implantação de todo o sistema de filtragem envolveu cerca de 2000 trabalhadores entre diretos e indiretos.

A PDER Alegria Sul é acompanhada pelo Centro de Monitoramento e Inspeção que conta, atualmente, com cerca de mil instrumentos e equipamentos, além de inspeções em campo. As estruturas serão monitoradas 24 horas todos os dias.

Nossa retomada da produção ocorre de forma gradual, priorizando a segurança e as questões ambientais. Evoluímos e seguimos em frente, certos que o novo sistema de disposição de rejeitos contribuirá para uma operação mais sustentável.    



Compartilhar esta notícia




Notícias Relacionadas

02/03/21

Força Local abre inscrições para cursos gratuitos de qualificação profissional no Espírito Santo

Continue lendo
01/03/21

Rodrigo Vilela, diretor-presidente da Samarco, é eleito personalidade do ano

Continue lendo
26/02/21

Entidades empresariais capixabas visitam a Samarco

Continue lendo
28/01/21

Força Local discute gestão estratégica e utilização de ferramentas

Continue lendo
23/01/21

Samarco: aprender, evoluir e transformar

Continue lendo
23/12/20

Samarco reinicia operação nos Complexos de Germano e Ubu

Continue lendo
22/12/20

Pavimentação de estradas com rejeitos de mineração melhora vias em Mariana

Continue lendo
18/12/20

Programa Aprendiz está com inscrições abertas

Continue lendo

Contatos para
a imprensa

A assessoria de imprensa da Samarco está à disposição para receber sua demanda. Caso precise, entre em contato pelos e-mails e telefones abaixo, de preferência informando também os seus contatos e o prazo para atendimento.
  imprensa@samarco.com
  (31) 3269-8844
  (31) 3269-8857
  (31) 3269-8929
Adriana Valério
(31) 98408-0249
Débora Ozório
(31) 97123-5520
Leandra Valadares
(31) 98281-3034
Contatos exclusivos para relacionamento com jornalistas. Para outros assuntos, você deve procurar o nosso Fale conosco. Para oportunidades de emprego, clique aqui.

Conteúdos
audiovisuais

Reunimos aqui fotos, vídeos e infográficos sobre nossas atividades e operações.

Acessar
Obrigado pelo contato! Retornaremos em breve.

Cadastro
de jornalistas

Preencha o formulário com seus dados para se registrar e receber notícias sobre a Samarco.