Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Reparação

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais
11/08/17

Portal da Mineração é o novo canal da indústria mineral

O Portal da Mineração é o mais novo canal da indústria mineral brasileira. No endereço http://portaldamineracao.com.br/ são divulgadas matérias, artigos, publicações e boas práticas adotadas pelos principais players do setor. O website foi desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), instituição que congrega, representa, promove e divulga a indústria mineral brasileira.

A ideia é trazer o mundo da mineração para uma linguagem menos técnica e mostrar o uso do minério no dia a dia das pessoas, já que a mineração é um elo fundamental da cadeia produtiva brasileira e para o desenvolvimento nacional. “Nosso objetivo é fazer com que o portal se torne fonte de pesquisa para todos aqueles que desejam saber sobre a mineração de uma forma acessível para todas as idades e públicos. Precisamos mostrar para a sociedade a importância da mineração”, explica Paulo Henrique Soares, diretor de Comunicação do Ibram.

As empresas do setor podem enviar conteúdos em formato de notícia, vídeos, fotos, artigo, entre outros. A Samarco está no portal com algumas matérias e artigos publicados, incluindo o artigo escrito pelo presidente Roberto Carvalho.

Leia aqui o posicionamento do Ibram acerca da retomada das operações da Samarco: http://portaldamineracao.com.br/retomada-das-operacoes-da-samarco/

A mineração no Brasil

A exploração das riquezas no solo do Brasil se confunde com a própria história nacional. Da busca por ouro e pedras preciosas no leito dos rios a escavações gigantescas com toda tecnologia à disposição, lá se vão séculos de uma atividade que colocou o Brasil entre os maiores produtores de minérios no mundo. O fato inegável é que a vida moderna depende cada dia mais desta atividade extrativa.

A indústria mineral se destaca por contribuir para gerar superávits na balança comercial brasileira. O Brasil exportou em 2016 um volume de mais de 300 milhões de toneladas de bens minerais, e gerou divisas de US$ FOB 21,6 bilhões. Este valor representou 11,6% das exportações totais do Brasil, e 33% do saldo comercial.

A indústria extrativa também tem participação fundamental no Produto Interno Bruto (PIB) e representa 4,3% de todo o PIB Brasil e 16,9% do PIB Industrial brasileiro, de acordo com dados IBGE 2013.
A atividade é uma das principais geradoras de empregos diretos e indiretos do Brasil. Há cerca de 2 milhões de trabalhadores envolvidos direta e indiretamente com a mineração nacional.



Nós utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar a experiência em nossos serviços. Ao utilizá-los, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar Política de privacidade