Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Reparação

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais
13/12/16

Programa de Recuperação Ambiental Integrado (PRAI) é responsabilidade da Fundação Renova

A Fundação Renova é a responsável pela gestão do Plano de Recuperação Ambiental Integrado (PRAI), iniciado pela Samarco, a partir do rompimento da barragem de Fundão. O documento demonstra que as atividades realizadas de forma emergencial, aque­las em curso e as que ainda estão sendo planeja­das estão interligadas e convergem para a recuperação do meio ambiente.

São cinco grandes frentes de trabalho que constituem o PRAI: segurança das estruturas remanescentes da empresa, ampliação da capacidade de armazenamento de rejeitos, contenção e controle da erosão das áreas impactadas ao longo dos rios, embasamento científico da análise de riscos e do processo de recuperação e recuperação dos rios.

Em caráter emergencial, foram realizadas iniciativas refe­rentes à segurança das estruturas remanescentes da Samarco – localizadas no Complexo de Germa­no, em Mariana –, impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. Também no primeiro momento, ações foram desenvolvidas em outras duas frentes. Uma é a frente de  ampliação da capacidade de armazenamento de rejeitos, que incluem as obras do Eixo 1, Nova Santarém, Dique S3 e Dique S4. A outra é a frente de contenção e controle da erosão das áreas impactadas ao longo dos rios, que foram as ações iniciais de recuperação das margens dos afluentes e revegetação. Essas ações foram iniciadas pela Samarco e agora são conduzidas pela Fundação Renova.

Paralelamente ao trabalho inicial, entraram em cena duas vertentes do PRAI, que já começaram sob responsabilidade da Fundação Renova. A primeira é o embasamento científico da análise de riscos e do processo de recuperação, constituído por uma série de avaliações científicas e sociais que visam orientar a tomada de decisões relativas à remediação no médio e longo prazos. A segunda diz respeito às ações que irão contribuir para a recuperação dos rios, sempre com orientação e aprovação dos órgãos ambientais competentes. Essas duas frentes de trabalho encontram-se em andamento e envolvem ações de curto, médio e longo prazos.

O PRAI está alinhado ao Termo de Transação e de Ajustamento de Conduta (TTAC), assinado em março de 2016 entre Samarco, Vale e BHP Billiton com os governos federal e dos Estados de Minas Gerais e do Espírito Santo.  Todo o material do PRAI está disponível no site da Fundação Renova. Clique aqui e confira.



Nós utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar a experiência em nossos serviços. Ao utilizá-los, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar Política de privacidade