Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Reparação

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais
08/02/19

Samarco avisa sobre acionamento mensal de sirenes no próximo domingo

A Samarco informa que realiza o teste mensal com acionamento das sirenes do Sistema de Alerta de Emergência todo dia 10, às 10h, desde março de 2018. Desta forma, no próximo domingo (10/02), às 10h, as sirenes instaladas nas comunidades de Bento Rodrigues, Camargos, Ponte do Gama, Paracatu de Baixo, Paracatu de Cima, Borba, Pedras, Campinas, Gesteira, Barreto e sede de Barra Longa serão acionadas novamente. A ação é realizada pelas Defesas Civis de Mariana e Barra Longa em parceria com a Samarco. As sirenes emitem uma mensagem de voz, informando de que se trata de um teste e, logo em seguida, o som de alerta durante um minuto.

O objetivo é testar os equipamentos e conscientizar os moradores sobre o alerta emitido pelas sirenes. O acionamento foi acordado previamente com as comunidades e atende a uma determinação das Defesas Civis.

Monitoramento
A Samarco reitera que suas barragens estão estáveis e são monitoradas 24 horas por dia, sete dias por semana, conforme atesta auditoria independente internacional. Cerca de 600 equipamentos, dentre eles radares, acelerômetros, estações robóticas, inclinômetros e drones integram o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI) da empresa. O local foi aperfeiçoado com base nos aprendizados obtidos após o rompimento da barragem de Fundão, em novembro de 2015.

Ações preventivas
Além da instalação das sirenes, a Samarco apoia as Defesas Civis de Mariana e Barra Longa na realização de simulados que têm o objetivo de treinar a população e os agentes municipais sobre como proceder em uma situação de emergência. Desde o rompimento de Fundão, foram realizados quatro simulados com as comunidades de Mariana e de Barra Longa. Os simulados integram um Sistema de Emergência orientado pelas normas e procedimentos que compõem o Plano de Ações Emergenciais de Barragens de Mineração (PAEBM) da Samarco.



Nós utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar a experiência em nossos serviços. Ao utilizá-los, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar Política de privacidade