Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Reparação

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais
23/10/20

Samarco lança programa dedicado ao fornecedor local

Força Local visa fomentar o desenvolvimento nos territórios onde a empresa atua

Um programa dedicado ao fornecedor local que visa fomentar o desenvolvimento nos territórios onde a Samarco atua foi apresentado, nesta semana, em reuniões virtuais com a presença de entidades de classe e representantes dos poderes legislativo e executivo de Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara, Catas Altas, Anchieta, Guarapari e Piúma, municípios que fazem parte da Área de Influência Direta (AID) da empresa em Minas Gerais e no Espírito Santo.

O programa Força Local foi desenhado a partir de um desejo da Samarco de fomentar o desenvolvimento em sua AID, unindo as demandas apresentadas pelas entidades de classe desses municípios e é baseado em cinco pilares: políticas, capacitação, negócios, monitoramento e desenvolvimento e qualificação.

A gerente de Suprimentos da Samarco, Ailana Vilela, explica que a Samarco atua junto aos territórios no sentido de fomentar o desenvolvimento nesses municípios. “O Força Local será uma oportunidade para estimular o desenvolvimento local, de alcançarmos novos fornecedores em nossa área de influência direta, mas, principalmente será uma iniciativa para que o empresário local esteja cada vez mais preparado para atender possíveis demandas da Samarco e de outras empresas por serviços, materiais, equipamentos e insumos. Um dos objetivos do Força Local é pensar o território para além da mineração”, afirmou. Ela ressaltou ainda que a empresa deve retomar suas operações até o final do ano com 26% de sua capacidade produtiva.

Para o diretor comercial da Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Mariana (Aciam), Amarildo Pereira, o programa contribui para o desenvolvimento econômico dos territórios e fortalece a parceria da Samarco com as empresas. “Participamos ativamente do processo de desenvolvimento deste programa que contribui para a ampliação da oferta de serviços e diversificação da economia para a região. Além da retomada da Samarco, que está próxima, teremos um programa do porte do Força Local que será de uma importância muito grande frente ao atual momento e mais um motivador para o empresariado local”, destacou.

Já para o vice-presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Guarapari, Darcy Júnior Lugão dos Santos, a retomada da Samarco fomenta o desenvolvimento e deixa a região otimista. “Sabemos da importância da retomada da empresa não apenas para a região como para todo o Estado. Este programa vai ao encontro da proposta de retomar diferente e abrirá portas para o fortalecimento das empresas locais e desenvolvimento da região”, disse.

Workshops
Atividades como workshops, palestras, seminários e rodadas de negócios serão realizadas por meio do programa. O primeiro workshop, nos dias 11 de novembro em MG e 12 de novembro no ES, será virtual e vai abordar o tema de como se cadastrar e/ou atualizar o cadastro na Samarco. Além dessa temática, os futuros workshops abordarão assuntos como conhecer o processo de compras da empresa, análise econômico/financeira, regularidade social, licenciamento ambiental, saúde e segurança do trabalho, dentre outros.

As inscrições para participar do primeiro workshop podem ser feitas por meio das entidades de classe: Associação do Comércio de Mariana (Aciam), Associação do Comércio de Ouro Preto (Aciop), Associação Comercial de Santa Bárbara (Acisb), Associação de Comércio de Catas Altas (Aceca), Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDLs) de Anchieta e de Guarapari, Associação Comercial de Piúma (Ascopi) e Agência de Desenvolvimento da Região da Costa e da Imigração (Adeturci). Não haverá limite de vagas, sendo necessário apenas a inscrição antecipada.

Em 2021 serão realizadas duas rodadas de negócios, em parcerias com as entidades de classe, sendo uma virtual no primeiro semestre, e uma presencial no segundo semestre. As rodadas de negócios possibilitarão conectar compradores e fornecedores, e configuram-se como excelentes oportunidades comerciais. Além disso, o programa também oferecerá capacitação de mão de obra local.

A Samarco fará o monitoramento do Força Local e promoverá reuniões periódicas junto às entidades parceiras do programa. O Força Local também conta com iniciativas como o Dia do Fornecedor Local, um dia específico no mês para cada Estado, quando a equipe do programa estará dedicada exclusivamente para atendimento dos comerciantes locais. Além disso, foi criado um endereço eletrônico exclusivo dedicado à comunicação com o fornecedor local programaforcalocal@samarco.com. Outra ação será a criação do catálogo eletrônico de fornecedores locais que possibilitará que as contratadas tenham acesso aos fornecedores com mais facilidade.



Nós utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar a experiência em nossos serviços. Ao utilizá-los, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar Política de privacidade