Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais

Oportunidades

Veja mais
13/06/19

Samarco realiza simulado de emergência no Porto de Ubu

A Samarco realizou, nesta quarta-feira (12/6), no Terminal Marítimo de Ponta de Ubu, um simulado prático em ações de emergência. O exercício, que faz parte do Plano de Resposta a Emergência das operações portuárias da empresa, aconteceu entre 9h e 12 horas e envolveu aproximadamente 80 pessoas.

Foram apresentados vários cenários. No primeiro foi feito o lançamento de laranjas para simular uma mancha de 300 litros de óleo no mar originado de uma situação de derramamento acidental. Também houve simulação de combate a incêndio, resgate de acidentado a bordo, resgate de homem ao mar e resgate de fauna aquática.

(Crédito: Jefferson Rocio)
(Crédito: Jefferson Rocio)

De acordo com o gerente do Porto, Rodrigo Abreu, os simulados de emergência são realizados desde 2002 e são importantes para fortalecer a cultura da prevenção. Com as ações, é possível exercitar os aspectos gerenciais do Plano de Emergência Individual (PEI), fortalecer a integração entre as equipes, as empresas contratadas, órgãos reguladores e comunidades, além de promover a capacitação e as habilidades necessárias para atuação em situações de emergência.

“Com os simulados, conseguimos também identificar e melhorar técnicas de atuação, seja na coordenação, na comunicação, na contenção e no recolhimento de mancha de óleo flutuante. Há todo um trabalho preventivo para se evitar ocorrências semelhantes no dia a dia, mas é fundamental também que os envolvidos estejam preparados para situações de emergência ”, afirma Abreu. Ele explica ainda que as atividades atendem à legislação em vigor.

(Crédito: Jefferson Rocio)

Além da participação de empregados e contratados, a ação contou com a presença de diversos órgãos, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), Defesa Civil e Corpo de Bombeiros de Anchieta, Marinha do Brasil, Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (Ipram), entre outros. Diversos equipamentos foram utilizados na simulação dos cenários, entre eles, um rebocador, uma lancha, um bote motorizado, 200 metros de barreiras flutuantes de contenção e tambores para recolhimento das laranjas lançadas no mar.