Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais

Oportunidades

Veja mais
11/05/20

Samarco recebe licença unificada para reativação dos minerodutos

A Samarco recebeu do Ibama, nesta segunda-feira (11), a licença de operação dos três minerodutos, para o futuro transporte da polpa de minério de ferro entre os complexos de Germano (MG) e de Ubu (ES), de forma gradual, quando a empresa retomar suas operações.

Concedida pelo Ibama, a LO tem validade de dez anos e unifica as licenças dos três minerodutos da empresa, além de incorporar as torres de transmissão e as estações de bombas existentes ao longo do trajeto, anteriormente licenciados pelo órgão estadual.

A Licença de Operação (LO) dos minerodutos relembra um marco na história da empresa. Há exatamente 43 anos, em 11/05/1977, a Samarco iniciava efetivamente suas operações com a realização do primeiro batch transportado pelo mineroduto, de Ouro Preto até Anchieta, e realizava, posteriormente, o primeiro embarque no Porto de Ubu.

A analista de Meio Ambiente da Samarco, Alessandra de Jesus, explica que as licenças anteriores dos minerodutos eram independentes e estavam vigentes. “Com a unificação das licenças, incorporando também as estações de bombas, é possível fortalecer a gestão e implementar novos programas ambientais que reflitam a nova fase da Samarco”, afirma.

Em outubro de 2019, a Samarco recebeu a Licença Operacional Corretiva (LOC) para o retorno das operações em Germano e, atualmente, concentra seus esforços na implantação de um novo sistema de disposição de rejeitos, com sistema de filtragem para empilhamento a seco de 80% do rejeito a ser gerado.