Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais

Oportunidades

Veja mais
29/10/19

Simulado de emergência em distrito de Matipó envolveu 370 moradores

O simulado de emergência realizado pela primeira vez em Padre Fialho, distrito de Matipó, teve a participação de cerca de 370 moradores no último domingo (27). Organizado pela Defesa Civil Municipal de Matipó, o simulado cumpriu o objetivo de mobilizar a comunidade local que foi preparada para agir em situações de emergência. O exercício aconteceu próximo à estação de bombas II da Samarco.

As normas e os procedimentos do Plano de Ação de Emergência das Barragens de Mineração (PAEBM) da Samarco orientaram o simulado. A empresa apoiou a Defesa Civil Municipal na organização, fornecendo infraestrutura, veículos e por meio do envolvimento de empregados e facilitadores. O mineroduto da Samarco passa pelo município de Matipó, no distrito de Padre Fialho.

O exercício contou com a participação dos estudantes da Faculdade Univértix, que realizaram ações de saúde, saúde animal e orientações psicológicas e físicas. Cerca de 280 pessoas foram atendidas para o aferimento de pressão, medição de glicemia e cuidados com seus animais.

A coordenadora de simulados pela Samarco, Melissa Manger, ressalta que os exercícios ajudam no desenvolvimento da cultura de prevenção e na preparação da comunidade para situações de emergência.

Usamos uma metodologia de construção do simulado bem participativa, que resultou na forte presença da comunidade, envolvimento de diretores da escola, representantes religiosos, bem como figuras importantes do município, como a Defesa Civil, a prefeitura e os secretários municipais. O Corpo de Bombeiros de Manhuaçu e a Polícia Militar, entes convidados, também contribuíram realizando testes de tempo de resposta e bloqueios que seriam necessários em uma situação real. Todo esse engajamento é muito relevante tanto para as ações prévias, como para o dia do exercício”, salienta.

Monitoramento permanente

As barragens da Samarco permanecem estáveis, conforme aponta o monitoramento e o acompanhamento de consultorias especializadas. Relatórios sobre as condições dessas estruturas são remetidos periodicamente aos órgãos competentes.

Atualmente, o sistema de monitoramento conta com cerca de 840 equipamentos de última geração, tais como: estação robótica e meteorológica, radares de precisão milimétrica, laser scanner, câmeras, drones, piezômetros, acelerômetros, estações fluviométricas, estações de qualidade, medidores de vazão, além de uma equipe técnica especialista com cerca de 50 pessoas.