SOBRE A SAMARCO

A Samarco

Fundada em 1977, a Samarco é uma empresa brasileira de mineração, de capital fechado, controlada em partes iguais por dois acionistas: BHP Billiton Brasil Ltda. e Vale S.A. Nosso principal produto são pelotas de minério de ferro comercializas para a indústria siderúrgica mundial. Exportamos para 19 países das Américas, Oriente Médio, Ásia e Europa.

Possuímos três concentradores instalados na unidade de Germano, em Minas Gerais, que beneficiam o minério e aumentam o seu teor de ferro. Nossa estrutura conta ainda com quatro usinas de pelotização na unidade de Ubu, no município de Anchieta, no Espírito Santo. As duas unidades industriais são interligadas por três minerodutos, com quase 400 quilômetros de extensão cada, que transportam a polpa de minério de ferro entre os dois estados. Somos pioneiros nesse tipo de transporte.

Na unidade de Ubu, contamos com um terminal marítimo próprio, por onde escoamos toda a nossa produção. Possuímos ainda escritórios de vendas em Belo Horizonte (MG) e Vitória (ES), além de dois internacionais em Amsterdam (Holanda) e Hong Kong (China). Temos também uma usina hidrelétrica em Muniz Freire (ES) e participamos do consórcio da usina hidrelétrica de Guilman-Amorim, em Antônio Dias e Nova Era (MG). Juntas, as duas usinas respondem por 14,5% do consumo anual de energia elétrica da Samarco.

Recursos Humanos

Nossos empregados constituem um ativo de valor inestimável e são o alicerce para o alcance dos resultados. A empresa prima pelas boas práticas de gestão de pessoas e pela promoção de um ambiente de trabalho que favoreça o desenvolvimento profissional e a qualidade de vida dos empregados. Buscamos pessoas comprometidas e engajadas que se identifiquem com nossos Valores e nossa Missão e que contribuam para o alcance de nossa Visão. O comprometimento dos empregados com os resultados organizacionais é um diferencial na Samarco.

Saúde e segurança

A Samarco mantém o Projeto Gestão de Riscos Críticos, um programa de gerenciamento baseado em 18 riscos operacionais prioritários. Além disso, construímos uma metodologia própria para calcular o Fator de Risco de Segurança e o Fator de Risco de Saúde da Samarco. Esses indicadores são aplicados em todas as atividades operacionais, com ênfase na redução de riscos críticos e intoleráveis.

Em termos de governança, além dos Comitês Centrais de Segurança, contamos com Comitês Operacionais de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e com as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA e CIPAMIN), que cobrem todas as unidades e representam 100% dos empregados da Samarco e dos contratados permanentes. Anualmente, esses grupos organizam a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), em cada uma das unidades, com programação voltada para conscientização e compartilhamento de boas práticas.

A Samarco desenvolve ainda ações ligadas à saúde e bem-estar, como avaliações físicas, mentais e odontológicas, serviço social ao empregado, monitoramento da ergonomia, higiene ocupacional e atividades que buscam contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos empregados dentro e fora do ambiente de trabalho.

Reconhecimentos

Confira aqui algumas das principais premiações recebidas pela empresa nos últimos anos e que aumentam, a cada dia, a responsabilidade da Samarco perante seus empregados, clientes, acionistas, fornecedores e sociedade:

• 2015
– Melhor Mineradora e segunda Maior Mineradora pela Revista Exame
– Figuração no ranking Benchmarking 2015, na 13ª Edição Do Programa Benchmarking Brasil
– Dois projetos premiados no 17º Prêmio de Excelência da Indústria Minero-metalúrgica Brasileira, promovido pela revista Minérios e Minerales.

• 2014:
– Melhor Mineradora e segunda Maior Mineradora pelaRevista Exame,
– INCA Excellence Awards Digital (IDEAS 2014)
– Figuração no ranking Benchmarking 2014, da 12ª Edição Do Programa Benchmarking Brasil
– Prêmio Green Mine
– 4° Prêmio Líder Empresarial
– Prêmio Findes/Senai de Meio Ambiente, Selo Ouro
– Empresas que melhor se comunicam com jornalistas, Campeã no Setor Mineração e Siderurgia do Anuário Época Negócios 360º
– 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil do Guia Você S/A.

• 2013
– Melhor mineradora e segunda maior mineradora da Revista Exame
– Troféu Transparência na categoria Capital Fechado pela Anefac
– 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelo Guia Você S/A
– Campeã no setor Mineração no Anuário Época Negócios 360º
– Maiores Empresas do Setor Mineral da Revista Brasil Mineral
– 1000 Melhores Empresas pela IstoÉ Dinheiro
– Minas Desempenho Empresarial 2012/ 2013 da Revista Mercado Comum
– Época Empresa Verde
– 200 Maiores Minas Brasileiras da Revista Minérios e Minerales
– Troféu John T. Ryan, HSEC Awards

• 2012
– Prêmio Empresa do Ano na categoria Mineração de Grande Porte pela Brasil Mineral
– 150 melhores empresas para se trabalhar no Brasil pelo Guia Você S/A
– Troféu Transparência na categoria Capital Fechado pela Anefac
– Top 500 da América Latina pela Revista América Economia

• 2011
– Melhor mineradora e segunda maior mineradora pela Revista Exame
– Troféu Transparência na categoria Capital Fechado pela Anefac.

Facebook Twitter Google+