Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Reparação

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais
11/12/15

A água em Colatina é segura e própria para o consumo e uso doméstico

A qualidade da água que abastece Colatina foi atestada pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN) e por outros laboratórios especializados, e está em total conformidade com a portaria 2914 de 2011, do Ministério da Saúde.

Para o tratamento da água do Rio Doce, seguindo os padrões exigidos pela legislação, é utilizado o TANFLOC SG. O produto, extraído da casca da árvore Acácia Negra, permite a neutralização das cargas de impurezas. Com isso, são formados flocos que decantam para o fundo do reservatório, permitindo o tratamento da água que fica na superfície pelo processo convencional de filtração e desinfecção.

O TANFLOC SG não contém metais em sua fórmula, é classificado como biodegradável e registrado no REACH (Registration, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemicals).

01

O relatório de qualidade emitido pelo CESAN e pelo laboratório Limnos também foi submetido às análises do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), e de técnicos em tratamento de água da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que também constataram que a água está própria para o consumo da população.

02

Sobre o aspecto da água
Com a retomada gradual do abastecimento em Colatina, a água que chegava às torneiras apresentava aspectos sensoriais alterados como odor e coloração amarelada. Isso acontece por que quando o tratamento é restabelecido após interrupções prolongadas, a dosagem do hipoclorito de sódio aumenta para evitar a contaminação da água nas tubulações e caixas d´água que ficaram paradas. Após a normalização, a cloração voltou a ser feita com a dosagem regular de tratamento e em breve a água terá o mesmo aspecto daquela que era fornecida anteriormente.

03

Mantenha seus  hábitos
A águ a que chega à sua casa agora tem a mesma qualidade da que era distribuída antes. Por isso recomendamos que você continue com os mesmos hábitos de consumo que já adotava. Tratamento, fervura ou filtragem adicional são exemplos de práticas que podem variar conforme suas preferências e costumes.

Consulte os laudos técnicos sobre a qualidade da água:

– Companhia Espírito Santense de Saneamento
– Fundação Nacional de Saúde
– Instituto Federal do Espírito Santo – Campus Vitória
– Universidade Federal de Minas Gerais



Nós utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar a experiência em nossos serviços. Ao utilizá-los, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar Política de privacidade