Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Reparação

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais

Permite que a Samarco transforme um material de baixo teor, com cerca 40% de ferro e que antigamente era considerado estéril, em um produto de alto valor agregado, com teor em torno de 67% de ferro e elevado índice de redutibilidade, que proporciona maior produtividade para as indústrias siderúrgicas e fornos de redução direta.

Solução segura e de menor impacto

Operação integrada como vantagem competitiva. A Samarco opera com logística própria e de forma integrada do início ao fim da produção, ou seja, da mina ao porto. Esse modelo de atuação representou um avanço tecnológico para o setor de mineração no Brasil, na década de 1970, e até hoje se traduz em competitividade para a empresa, devido à independência e redução de custos em relação ao transporte, à segurança operacional e ambiental, e também por garantir maior estabilidade, disponibilidade e confiabilidade aos processos produtivos.

 

Tudo começa no Complexo de Germano, nos municípios de Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais, onde é realizada a extração e o beneficiamento do minério de ferro. Em forma de polpa, ele é transportado via minerodutos, que percorre 25 municípios até chegar ao Complexo de Ubu, em Anchieta, no Espírito Santo. Nessa unidade o minério passa pelo processo de pelotização e, por fim, é embarcado em terminal portuário próprio com destino ao cliente final.

 

Além das unidades operacionais, a Samarco possui a usina hidrelétrica de Muniz Freire (ES) e tem participação no consórcio da usina de Guilman-Amorim, em Antônio Dias e Nova Era (MG).

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24

Samarco 360°

Faça um tour virtual por toda nossa operação e conheça nossas unidades.

Conheça o tour virtual em 360

Complexo de Germano

É onde começa o processo produtivo da Samarco. A unidade está localizada em Mariana e Ouro Preto, municípios de origem mineradora e que possuem relevância para a história de Minas Gerais e do Brasil.

 

O Complexo de Germano abriga as minas de Alegria, onde é realizada a extração do minério de ferro, a planta de beneficiamento composta por três concentradores, o sistema de filtragem e a Cava Alegria Sul, além da cava e da barragem de Germano. Ainda na unidade, temos a Estação de Bombas 1 e o início do primeiro mineroduto brasileiro.

 

É em Germano que o minério de baixo teor que no passado era considerado rejeito, com cerca de 40% de ferro, é enriquecido no processo de beneficiamento, deixando a unidade em direção ao Complexo de Ubu com teor em torno de 67%.

mina-ao-porto-germano-img

Descaracterização de barragem

Em cumprimento à Resolução nº 13/2019 da Agência Nacional de Mineração (ANM), a Samarco está executando o plano de descaracterização da cava e da barragem do Germano, que não operam desde outubro de 2015.

 

As atividades seguem as normas de segurança estabelecidas e estão sendo realizadas em etapas, que contemplam a garantia da estabilidade de longo prazo das estruturas, a reconformação e revegetação da área do reservatório e a implantação de um sistema de drenagem.

 

A barragem e a cava do Germano encontram-se estáveis e possuem Declarações de Condição de Estabilidade (DCE) – documentos que atestam que elas atendem aos requisitos de segurança, de acordo com as normas brasileiras e internacionais. Todas as estruturas da empresa são monitoradas 24 horas por dia, sete dias por semana, pelo Sistema Integrado de Segurança, que inclui o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI)

O que é a descaracterização de uma barragem?

É o processo de encerramento definitivo da estrutura para que ela deixe de ter características e de operar como contenção de sedimentos ou rejeitos, sendo reincorporada ao relevo e ao meio ambiente.

Minerodutos

O mineroduto da Samarco foi o primeiro do país e, por mais de três décadas, considerado o maior do mundo para transporte de minério de ferro. Atualmente, a empresa conta com três minerodutos, que têm em torno de 400 km de extensão.

 

A polpa de minério de ferro viaja cerca de três dias, a aproximadamente 6km/h, do Complexo de Germano ao Complexo de Ubu, atravessando 25 municípios de Minas Gerais ao Espírito Santo.

 

As duas estações de bombas, na unidade de Germano e em Matipó (MG), têm a função de fornecer energia e impulsionar o deslocamento da polpa. Por sua vez, a duas estações de válvulas, em Guaçuí e Alegre (ES), regulam a pressão para garantir a segurança durante o percurso.

 

A água utilizada no mineroduto, ao chegar em Ubu, é tratada e recirculada no processo produtivo.

Samarco_img_675x581

Complexo de Ubu

Localizado no município de Anchieta, no litoral do Espírito Santo, o Complexo de Ubu contempla quatro usinas de pelotização, quatro estações de tratamento de água e o Terminal Marítimo de Ponta Ubu, a cerca de 80 km de Vitória. A unidade é responsável pelos processos que agregam ainda mais valor ao minério de ferro, transformando-o em pelotas, e pelo seu embarque com destino ao cliente final.

 

As usinas 3 e 4, construídas no Projeto Terceira Pelotização e no Projeto Quarta Pelotização (P4P), respectivamente, estão entre as maiores do mundo.

Samarco_img_500x500 (1)

Porto

O terminal marítimo, também conhecido como porto de Ubu, conta com pátios de estocagem alfandegados para venda e recebimento de insumos, um píer principal com dois berços de atracação dedicados e um atracadouro para cargas diversas.

 

Por ser um porto abrigado, com quebra-mar, protege as embarcações da incidência direta das ondas e correntes. Ele está preparado para receber navios de até 210 mil toneladas e o seu carregador (shiploader) tem capacidade nominal de, aproximadamente, 12 mil toneladas por hora. A capacidade de embarque anual é cerca de 33 milhões de toneladas.

 

O porto de Ubu possui um moderno sistema de controle e passa por manutenções periódicas, como as dragagens, que visam garantir a segurança operacional e ambiental na movimentação das embarcações.

Samarco_img_pessoas-porto (1)

A Samarco comercializa pellet feed (finos de minério de ferro concentrados) e pelotas, que são produzidas a partir da aglomeração do pellet feed.

 

Nossos produtos estão mais presentes no seu dia a dia do que você imagina. O ferro é matéria-prima da siderurgia para fabricação do aço, que por sua vez teve e continua exercendo papel fundamental para a evolução da humanidade e o desenvolvimento econômico e tecnológico. Tudo prescinde do aço e, indiretamente, do ferro: máquinas, edifícios, automóveis, aviões e até diversos produtos do mundo moderno, como TVs, celulares e computadores. E mesmo quando o minério de ferro não está presente no produto em si, ele é fundamental para sua fabricação e o transporte até o consumidor, como é o caso de roupas, remédios e o alimento que todos consomem. Já imaginou como seria a sua vida sem tudo isso?

Samarco_img_produtos

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar a experiência em nossos serviços. Ao utilizá-los, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar Política de privacidade