Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais

Oportunidades

Veja mais

Canal de Ética

A Samarco possui este canal, ferramenta do nosso Programa de Compliance, para ser utilizado por qualquer pessoa, dentro ou fora da empresa, que queira reportar um caso de suspeita ou violação ao nosso Código de Conduta, normas internas da empresa e/ou à legislação vigente.

O Canal de Ética tem como objetivo registrar, apurar, tratar e responder todos os relatos recebidos, portanto, o seu papel como relator (a) de boa-fé é fundamental para o nosso trabalho. Os relatos são registrados por uma empresa independente e encaminhados ao nosso time de apuração interna. As informações são tratadas com garantia de sigilo, confidencialidade e proteção dos relatores (as) contra eventuais retaliações.

Para tratar de outros assuntos como solicitação de informações, reclamações e sugestões, por favor, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento pelo telefone 0800 033 8485 ou e-mail relacionamento@samarco.com. Utilizando o canal de comunicação correto, a Samarco poderá atendê-lo (a) com mais agilidade e qualidade.

Saiba mais

O Canal de ética oferece:

  • Atendimento em português e inglês com profissionais especializados.
  • Funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Acompanhamento do status do relato será feito via protocolo pelo (a) relator (a), que deverá guardar o número.
  • Acesso de maneira anônima, ou até mesmo identificada, garantindo o sigilo das informações e não retaliação à pessoa que relatar e/ou colaborar de boa-fé.

Fluxo de Apuração de Relatos

Relato

O autor (a) abre um relato em um dos nossos canais, de forma anônima ou identificada.

Recebimento

O relato é recebido por uma empresa independente, tratado com confidencialidade e gera um número de protocolo para acompanhamento pelo relator (a).

Análise

O relato é analisado pelo time de apuração interna que verifica se há informações suficientes para a apuração, em seguida é classificado de acordo com o tema, a prioridade e a urgência. O sigilo, a confidencialidade e o anonimato são garantidos.

Apuração

Após a análise, os relatos são apurados diretamente pelo time de apuração interna, podendo contar com apoio especializado.

Encerramento

Para os casos confirmados é definido um plano de ação para tratar os problemas identificados. Nos casos críticos o resultado da apuração é compartilhado com o Comitê de Conduta.

Resposta

É fornecida uma resposta final para o (a) relator (a), que pode acessá-la por meio do protocolo gerado na abertura do relato. O prazo varia de acordo com a complexidade da situação relatada. O plano de ação é executado pelos (as) responsáveis.

Se o relato for apurado como procedente, as medidas disciplinares cabíveis serão aplicadas. Para garantir a confidencialidade e a segurança do Canal de Ética, nenhum detalhe específico sobre a condução dos trabalhos de investigação será compartilhado com o (a) relator (a).

Se for necessário acionar o Canal de Ética, você pode fazer seu relato:

É esperado que você relate conforme as orientações abaixo,
visando a uma apuração mais ágil e eficaz:

Ao acessar o site do Canal de Ética, a opção identificada para abrir um relato é voltada para situações em que o (a) relator (a) se disponibiliza a ser contatado para esclarecimento de possíveis dúvidas sobre o relato fornecido. A veracidade das informações relatadas é de responsabilidade do (a) relator (a).

Relatos identificados facilitam a investigação e são importantes para um processo de investigação rápido e objetivo.

Os tipos de relatos do Canal são:

  • Assédio Moral
  • Assédio e/ou importunação sexual
  • Conflito de interesses e/ou favorecimento
  • Corrupção
  • Comportamento inadequado
  • Descumprimento de leis e/ou normas internas
  • Fraude
  • Outras infrações de Direitos Humanos
  • Saúde e Segurança

É importante que seu relato seja completo e detalhado de forma a permitir que a empresa tenha os dados necessários para apurar os fatos. Não se esqueça de incluir no relato:

  • O quê (descrição da situação);
  • Quem (nome completo das pessoas envolvidas, inclusive testemunhas);
  • Quando (data em que aconteceu, acontece ou acontecerá a situação);
  • Onde (Local do relato, ex: unidade, projeto e/ou nome da empresa contratada);
  • Por que (a causa ou motivo);
  • Quanto (se for possível medir);
  • Provas (se elas existem e onde podem ser encontradas)

Para acompanhar o andamento de seu relato, após finalizar seu registro você receberá um número de protocolo. Posteriormente, utilize a opção “Acompanhar Relato” no site do Canal de Ética e use esse número. Lá você encontrará informação sobre o estágio de investigação do relato (não iniciado, em andamento ou finalizado). Guarde o número do seu protocolo.

Perguntas frequentes

Tem dúvidas sobre o Canal de Ética da Samarco? Abaixo, você encontra as respostas para as questões mais frequentes:

Caso me identifique, minha liderança saberá que eu abri um relato?

Não. O nome do (a) relator (a) é preservado e restrito ao time de apuração.

Ao fazer um relato, o (a) denunciado (a) saberá quem fez o relato?

Não. O tratamento dado à situação será seguro e confidencial.

Posso ser prejudicado (a) por fazer um relato no Canal de Ética?

Garantimos que não haverá retaliação ao (à) relator (a) pelo uso de boa-fé do Canal de Ética, ou seja, nenhuma pessoa será exposta ou punida por utilizar a ferramenta ou participar de processos de investigação decorrentes dos relatos.

Casos de má-fé caracterizam-se como falta grave, como, por exemplo, produzir falsos relatos de forma intencional, utilizar o Canal para benefício pessoal ou prejudicar outra pessoa, colaboradora ou não. Dessa forma, o (a) relator (a) não será protegido (a) por esse princípio, ficando sujeito (a) a medidas disciplinares.

Eu recebo informações detalhadas a respeito do andamento da investigação?

Não. Você pode acompanhar o status do seu relato no site do Canal de Ética para saber se as tratativas foram iniciadas, estão em andamento ou se foram finalizadas, mas não há dados detalhados a respeito das ações que estão sendo tomadas, justamente para preservar as investigações.

Qual o tempo de apuração de um relato?

O tempo varia de acordo com a complexidade da situação relatada. Certas situações podem ser tratadas em poucos dias, enquanto outras demandam um tempo maior. É importante ressaltar que todos os relatos são avaliados e acompanhados até sua conclusão e nosso tempo médio é de até 60 dias corridos.

Empregado (a) de empresa terceirizada ou morador (a) de comunidade da área de influência pode usar o
Canal de Ética da Samarco?

Sim. O Canal de Ética da Samarco é aberto para todas as pessoas que desejarem relatar um caso de suspeita ou violação ao nosso Código de Conduta, normas internas da empresa e/ou a legislação vigente. Relatos que tenham fatos relacionados a empregados (as) de empresas contratadas e digam respeito ao descumprimento de diretrizes do nosso Código de Conduta serão avaliados pelo time de apuração interna.

Relatório Anual do
Canal de Ética

Para nós, parceria e confiança e accountability são alguns traços culturais importantes para manter o valor Integridade.

Por isso, a transparência é primordial e foi pensando nisso que publicamos o Relatório Anual de Prestação de Contas do Canal de Ética com informações referentes ao ano de 2023. Confira: