Uma nova
Samarco

Com os aprendizados adquiridos, promovemos as mudanças necessárias para escrever uma nova história e reconstruir as relações de confiança com a sociedade. Voltamos a operar de uma maneira diferente, com novas tecnologias e mais segurança, buscando sempre gerar valor duradouro para os territórios onde atuamos.

Desde a aprovação da Licença de Operação Corretiva (LOC), em outubro de 2019, possuímos todas as licenças ambientais necessárias para o retorno das nossas atividades. Entretanto, optamos por aguardar a implantação do sistema de filtragem, concluída em dezembro de 2020, que possibilita o empilhamento a seco de 80% do rejeito gerado. O restante será disposto em uma cava confinada, que permite a contenção natural e com mais segurança.

Nossa retomada operacional está sendo gradual, inicialmente com 26% da capacidade produtiva, a partir da reativação de um dos três concentradores no Complexo de Germano, em Mariana (MG), de uma das quatro usinas de pelotização na unidade de Ubu, em Anchieta (ES), e operação de um dos minerodutos.

Continuamos empenhados em buscar soluções que introduzam inovações e melhorias em nossos projetos e operações, que fortaleçam o setor e contribuam para uma mineração diferente e mais sustentável.

Missão,
visão,
propósito
e valores

Missão,
visão,
propósito
e valores




Missão

Otimizar a transformação dos recursos minerais em valor para a sociedade, de forma segura, eficiente e inovadora, hoje e no futuro.

Visão

Ser reconhecida pela superação e reconstrução das relações sociais, ambientais e econômicas.

Propósito

Fazer uma mineração diferente e sustentável, capaz de gerar resultados e construir valor para a sociedade.

Valores

Respeito às pessoas:

Consideramos a vida humana um valor inegociável e tratamos todas as pessoas de forma igualitária, não aceitando discriminação de qualquer natureza e considerando oportuna a livre manifestação de ideias e opiniões.

Integridade:

Atuamos com seriedade no cumprimento às leis e respeito aos princípios morais, primando pela dignidade e ética nas relações. Adotamos uma postura honesta e transparente com todas as partes envolvidas em nossos negócios.

Mobilização para resultados:

Estamos alinhados e comprometidos com as diretrizes, metas e objetivos da empresa e com seus compromissos com a sociedade, atuando de forma colaborativa e sistêmica, com equipes de alta performance, em busca dos melhores resultados globais para os negócios.

Segurança:

Pautamos nossa conduta e nossas atitudes pela segurança, a partir do compromisso com uma gestão ampla e eficiente de riscos. O conceito de segurança permeia todos os aspectos dos negócios: financeiro, jurídico, operacional, do trabalho e ambiental.

Nossa História

Acionistas

A Samarco é uma empresa de capital fechado, uma joint venture de propriedade da BHP e Vale (com 50% de participação acionária cada).

Com sede global em Melbourne, na Austrália, a BHP é líder mundial em extração e processamento de recursos minerais, petróleo e gás, com mais de 80 mil funcionários e prestadores de serviços, principalmente na Austrália e nas Américas. Está entre os principais produtores mundiais de importantes commodities, incluindo minério de ferro, carvão metalúrgico e cobre. Seus produtos são vendidos em todo o mundo, com vendas e marketing liderados por Cingapura e Houston, nos Estados Unidos.

Com sede no Brasil e presente em cerca de 30 países, a Vale é líder mundial na produção e exportação de minério de ferro, pelotas e níquel. Figura entre as principais produtoras do mundo de diversos outros minerais, como concentrado de cobre, bauxita, alumina, alumínio, potássio, caulim, manganês e ferroligas. Além da mineração, a companhia atua em siderurgia, energia e logística – com ferrovias, portos, terminais e infraestrutura de última geração.

Governança corporativa

A governança corporativa da Samarco é o sistema pelo qual a empresa é dirigida, monitorada e incentivada. Envolve os relacionamentos entre os acionistas, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e outros stakeholders, baseados nos princípios de equidade, transparência e responsabilidade com as informações.

Essa estrutura permite aos acionistas um monitoramento eficaz dos resultados do negócio, garantia de atendimento a leis e regulamentos, e alinhamento dos valores, objetivos e estratégias da empresa.



Diretoria executiva

É formada pela presidência e quatro diretorias, que acompanham de perto o dia a dia do negócio e a execução de seu plano estratégico. Conheça a seguir a liderança da Samarco:

Rodrigo Alvarenga Vilela
Diretor-presidente

Cristina Morgan Cavalcanti
Diretora Financeira, de Tecnologia da Informação e Suprimentos

Najla Ribeiro Nazar Lamounier
Diretora Jurídica, de Riscos e Conformidade

Reuber Luiz Neves Koury
Diretor de Projetos e Sustentabilidade

Conselho de administração

A empresa tem um Conselho de Administração, com caráter deliberativo colegiado, que conduz de forma estratégica os negócios. Ele é composto por oito membros indicados pelos acionistas, sendo quatro efetivos e quatro suplentes, com mandato de três anos e possibilidade de serem reeleitos. Suas principais responsabilidades estão estabelecidas no Estatuto Social da Samarco.

Compliance

É uma área estratégica de inteligência dentro da Samarco que ajuda a identificar e avaliar a sua exposição aos riscos de corrupção, fraude, antitruste, lavagem de dinheiro e violação dos direitos humanos. Também tem o objetivo de propor controles e correções para esses e outros problemas em potencial.

As práticas de compliance da empresa estão presentes em todas as suas atividades para garantir que estejam em conformidade com as leis e regulamentos internos e externos e atendam aos requisitos das entidades reguladoras.

A Samarco possui um programa específico de compliance, pautado pelos pilares de prevenção, detecção e resposta. Ao considerar as variáveis pessoas, processos e sistemas, de forma integrada, ele fortalece o ambiente de boas práticas e condutas corporativas. O programa é regido pelo Código de Conduta da empresa e outras políticas que buscam a prevenção de corrupção, fraude e práticas anticompetitivas.

Código de
conduta e políticas

A Samarco possui um Código de Conduta, documento que norteia o comportamento de todos os empregados e pauta sua conduta de forma íntegra, independentemente do cargo e função. Ele é baseado no propósito e nos valores da empresa e visa esclarecer como todos devem agir para preservá-los.

Da mesma forma, conta com políticas internas, que estabelecem diretrizes sobre como seus empregados devem agir em relação a determinados temas, entre elas:

Política de Prevenção à Corrupção e Fraudes

Define diretrizes e regras a serem seguidas, em atendimento à legislação anticorrupção, incluindo a Lei nº 12.846/2014 (“LAC” – Brasil) e o Foreign Corrupt Practices Act de 1977 (“FCPA” – EUA). Seu objetivo é prevenir a prática de atos de corrupção e fraude envolvendo, direta ou indiretamente, a Samarco e suas operações. Essa política descreve as expectativas sobre como os negócios devem ser conduzidos.

Política para Oferta e Recebimento de Brindes, Presentes e Hospitalidades

Determina as diretrizes e regras relacionadas à oferta e ao recebimento de presentes, brindes, refeições, entretenimento, hospitalidades e outras coisas de valor por empregados da Samarco, com o intuito de prevenir a prática de corrupção e fraudes.

Política de Prevenção à Corrupção e Fraudes

Define diretrizes e regras a serem seguidas, em atendimento à legislação anticorrupção, incluindo a Lei nº 12.846/2014 (“LAC” – Brasil) e o Foreign Corrupt Practices Act de 1977 (“FCPA” – EUA). Seu objetivo é prevenir a prática de atos de corrupção e fraude envolvendo, direta ou indiretamente, a Samarco e suas operações. Essa política descreve as expectativas sobre como os negócios devem ser conduzidos.

Política para Oferta e Recebimento de Brindes, Presentes e Hospitalidades

Determina as diretrizes e regras relacionadas à oferta e ao recebimento de presentes, brindes, refeições, entretenimento, hospitalidades e outras coisas de valor por empregados da Samarco, com o intuito de prevenir a prática de corrupção e fraudes.

Relatórios

Visando dar transparência às informações sobre o nosso negócio, disponibilizamos a seguir nossos relatórios com os resultados financeiros e de sustentabilidade, bem como os documentos relacionados à gestão de barragens. Clique no ano que deseja consultar para visualizar ou baixar o arquivo em PDF.

Relatórios de administração
e demonstrações financeiras

Relatórios de
sustentabilidade

Se quiser conhecer melhor nossas práticas de sustentabilidade e acessar as informações sobre nossas ações relacionadas ao meio ambiente e ao relacionamento com comunidades, clique abaixo.

Segurança
de Barragens

Informe de gestão de barragens

A Lei Estadual 23.291 de 2019 determina, em seu artigo 14, inc. VII, que seja disponibilizado pelo empreendedor em site eletrônico com livre acesso ao público os seguintes dados:  

a) Informações detalhadas sobre empresas terceirizadas a que se refere o §1 do art. 6º:

b) Resultados das análises e dos acompanhamentos do grau de umidade e do nível da barragem, com respectiva ART:

c) Análise semestral da água e da poeira dos rejeitos, com a respectiva ART:

Recuperação Judicial

 

 

 

 

Reestruturação da dívida financeira

Belo Horizonte, 09 de abril de 2021 - A Samarco ajuizou pedido de Recuperação Judicial (RJ) à Justiça de Minas Gerais para renegociar sua dívida, que é em sua maior parte financeira e está em poder de detentores estrangeiros de títulos de dívida (“bondholders”). O objetivo do pedido de RJ é permitir que a empresa mantenha as suas atividades de produção e preserve sua função social de geração de emprego, renda e tributos.

Release - 09/04/21

Release - 12/04/21

 

Sustentabilidade

A sustentabilidade como base de uma gestão consciente.