Por que a Samarco está passando por isso?
A Samarco ajuizou em 9 de abril de 2021 o pedido de Recuperação Judicial para reestruturar sua dívida, que é, em sua maior parte, financeira. O ajuizamento da Recuperação Judicial visa a proteger as operações da Samarco e sua força de trabalho enquanto a empresa negocia com seus credores financeiros e outros públicos de interesse, os chamados stakeholders.
Para atingir tal objetivo, a legislação prevê que o processamento da Recuperação Judicial suspende as execuções individuais ajuizadas por credores durante determinado prazo (ao menos 180 dias, prorrogáveis pelo mesmo período).
Durante todo o processo, manteremos as atividades atuais de produção e demais operações regulares, assim não haverá interrupção ou qualquer alteração das medidas de reparação e compensação dos danos causados pelo rompimento da barragem de Fundão.
O principal pedido que se formula em uma Recuperação Judicial é que, após a deliberação e aprovação dos credores sobre o plano de recuperação judicial, este plano seja homologado pelo juiz.
