Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Reparação

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais

Evoluindo nosso jeito de ser: traços culturais

diversidade

Planejo com antecedência o que vou fazer e acompanho as responsabilidades de forma a garantir as entregas.

Encontro maneiras de obter benefícios e melhorar a cada nova experiência, disposto (a) a aprender sempre, inclusive com os erros.

Certifico de que estou fazendo o melhor uso dos recursos e que não há desperdício.

Trabalho envolvendo pessoas diferentes, de áreas distintas, reconhecendo as dificuldades de cada um (a) e promovendo conversas sinceras e transparentes.

Priorizo ideias, contribuo e disponibilizo recursos para inovações que deem sustentabilidade ao negócio e reduzam os riscos de incidentes que afetem o meio ambiente, as comunidades ou a vida humana.

Diversidade, Equidade
& Inclusão

Com mais de quatro décadas de história e desafios, após o rompimento de Fundão e durante o processo de retomada operacional, foi necessário olhar para trás. Avaliamos o cenário complexo que compôs toda a nossa trajetória e percebemos que nossos valores se mantiveram perenes. Diante de vários aprendizados e guiados (as) por estes valores, nasceu o propósito de fazer uma mineração diferente, mais segura e sustentável. Junto com ele, vieram reflexões sobre as mudanças necessárias para alcança-lo – como a diversidade, equidade e inclusão e também a preocupação com a saúde mental. 

Assim, começamos a estruturar nosso Programa DE&I, para ajuda a minimizar os obstáculos que historicamente fomos construindo em toda a sociedade e que se reflete na nossa realidade enquanto empresa. Através da inserção plena e desenvolvimento de pessoas menos favorecidas socialmente, conseguiremos ter ambientes mais inclusivos, acolhedores e diversos, em que as todas possam ter oportunidade, voz, espaço para construir e desenvolver os seus potenciais com segurança, respeito e equidade. O Programa DE&I contribui com a materialização do nosso valor “respeito às pessoas”, assim como nosso traço cultural “parceria e confiança”, colaborando para o bem-estar coletivo e um ambiente de trabalho saudável e seguro para todos e todas.

Nesse sentido, em 2023 lançamos nossa Política de Direitos Humanos e assumimos um compromisso público moral e ético em aprimorar nossas práticas de gestão e promover os direitos humanos na Samarco. Os Direitos Humanos têm o objetivo de garantir dignidade e igualdade entre todas as pessoas, sem distinção. Assim, reafirmar nosso compromisso com os direitos humanos reforça também nosso comprometimento com a diversidade, a equidade e a inclusão.

Vamos juntos (as)?

Clique aqui e conheça nossa Política de Direitos Humanos

Conheça nossos direcionadores e compromissos

ICMM – Princípios Exploração Mineira: Expectativas de Desempenho

O Conselho Internacional de Mineração e Metais – uma organização internacional que apoia uma indústria da mineração segura, justa e sustentável -, instituiu como Princípio norteador a necessidade para as empresas implementar políticas e práticas que respeitem os direitos e os interesses das mulheres e apoiem a diversidade no local de trabalho.

Carta Compromisso do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM)

Iniciamos em 2019, a participação no grupo de trabalho do Ibram – Diversidade e Inclusão e a Carta Compromisso com a sociedade

Saiba mais

Adesão ao Movimento Women in Mining Brasil

Iniciamos em junho de 2021, o patrocínio ao movimento Women in Mining Brasil. A ação tem como o objetivo a ampliação e o fortalecimento da participação das mulheres no setor da indústria mineral brasileira

Saiba mais

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

Saiba mais

Entenda os conceitos

DIVERSIDADE

A diversidade é tudo aquilo que apresenta diferenças. Cada pessoa é única, por isso todos (as) nós somos diversos (as). O termo abrange a expressão de gênero, deficiência, faixa etária, religião, origem racial/étnica, faixa etária, nacionalidade, status socioeconômico, orientação sexual, etc. Todos (as) somos a diversidade pois temos nossas próprias características.

EQUIDADE

É reconhecer que nem todas as pessoas têm acesso à educação, saúde, alimentação e outras necessidades básicas. A equidade é a necessidade de se fazer adaptações para que todas as pessoas tenham os mesmos direitos e acessos. Essas adaptações variam de acordo com as diferenças e as necessidades de cada pessoa.

INCLUSÃO

A Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que “todo ser humano tem capacidade para gozar os direitos e as liberdades, sem distinção de qualquer espécie, seja de raça, cor, sexo, língua, religião, opinião política ou de outra natureza, origem nacional ou social, riqueza, nascimento, ou qualquer outra condição”. Isso significa que todas as pessoas são iguais e devem ser incluídas plenamente na sociedade.

“Olhar para o futuro, planejar e buscar uma mineração feita por pessoas e para pessoas deve considerar que somos diferentes e, ao mesmo tempo, únicos (as).”

Vera Lucia, gerente-geral de Desenvolvimento Humano e Organizacional

 

Conheça na íntegra o artigo da Vera Lucia “Uma jornada de Diversos Caminhos” sobre a construção do propósito da Samarco conectado com a nossa cultura.

Clique aqui e acesse o artigo

Ser uma mineradora que assegura e dissemina a diversidade, a equidade e a inclusão e que, baseada na importância das relações humanas em busca de uma mineração sustentável, trabalha com respeito, empatia e transparência em favor do bem-estar coletivo.

Acreditamos que o ambiente diverso e inclusivo, por meio da multiplicidade de vozes, saberes e visões de mundo, impulsiona continuamente a inovação, a colaboração e a aprendizagem organizacional, gerando melhores resultados para o negócio.

Entendemos que trabalhar com DE&I contribui com a materialização do valor “respeito às pessoas” e do traço cultural “parceria e confiança”, colaborando para o bem-estar coletivo e um ambiente de trabalho saudável e seguro.

Reconhecemos que ações destinadas à DE&I cooperam para uma sociedade mais justa e equânime, e como participantes e multiplicadores, atuamos na inserção e desenvolvimento dos grupos minorizados no ambiente de trabalho.

Quando você pode ser quem é, mostra o melhor que pode ser

Existem grupos que historicamente são minorizados e enfrentam barreiras e, por isso, possuem pouca representatividade em nossa empresa, bem como no setor mineral e na sociedade. Por isso, atualmente trabalhamos com quatro Grupos de Diversidade que abordam as temáticas: Raça, Equidade de Gênero, LGBTI+ e Pessoa com deficiência. Dessa forma, as ações do Programa DE&I visam promover a inclusão e desenvolvimento de pessoas com deficiência, LGBTI+, mulheres e negros (as), além de buscar fornecer um ambiente de trabalho acolhedor, inclusivo e equânime para todas as pessoas. Acreditamos que uma empresa diversa favorece um ambiente organizacional com mais oportunidade, respeito e segurança psicológica para todos (as). Nesse sentido, nosso mote incentiva que as pessoas sejam quem são, pois dessa forma elas mostrarão o melhor que podem ser!

Cartilha

Vamos conversar sobre Diversidade, Equidade & Inclusão? Baixe aqui a cartilha em PDF e em formato de áudio.

Baixar

Glossário

Consulte e revisite o glossário de Diversidade, Equidade e Inclusão sempre que precisar. Baixe aqui o material.

Baixar

Guia de Apoio

Aqui na Samarco, contamos com salas de apoio à amamentação e elaboramos um guia sobre o seu uso. Baixe aqui o guia em PDF.

Baixar

Faça o download de outros materiais relacionados com o tema:

Código de conduta

O código de conduta norteia a atuação dos (as) empregados (as) e baseia-se, principalmente, no respeito às pessoas, ética e profissionalismo. O material contempla o posicionamento da Samarco e as diretrizes que devem ser seguidas por todos (as) envolvidos (as) com a empresa.

Baixar

Código de conduta de fornecedores

O propósito de ser uma empresa respeitosa, ética e transparente requer que os fornecedores tenham valores semelhantes aos nossos e compactuem com nosso compromisso de atuar de forma responsável e sustentável. O Código de Fornecedores norteia a relação entre os fornecedores e a Samarco e aumenta a segurança de ambas as partes.

Baixar

Assédio é crime

Assédio é crime e a tolerância é zero. Para tornar o ambiente mais respeitoso, a Samarco elaborou um conteúdo sobre os tipos de assédio no ambiente de trabalho, contemplando as diferentes formas de violência e orientando sobre os canais de denúncia. Não deixe de conferir.

Acessar página

Conheça mais sobre as nossas campanhas

Dia da Consciência Negra.

Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

2022 - Dia do Orgulho LGBTI+

2023 - Dia do Orgulho LGBTI+

Ser uma empresa diversa, equânime e inclusiva traz resultados positivos para todos e todas nós.

Das 192 empresas inscritas na terceira edição do Guia de Diversidade da Revista Exame, 84% afirmam promover a diversidade e a inclusão como um meio sustentável de obter resultados positivos nos negócios. Elas indicam ainda:

83%
Melhoria do clima organizacional
81%
Atração e retenção de talentos
73%
Aumento da produtividade
73%
Pesquisa e desenvolvimento de produtos ou serviços

Principais ações nos últimos dois anos

Nosso programa acabou de nascer, mas já deu alguns frutos. Vamos relembrar o que já fizemos?

2024
Fevereiro

– Programa Supervisoras da Operação – 8 vagas exclusivas para Mulheres

– CENSO de diversidade na cadeia de fornecedores

2024
Janeiro

– Celebração 2 anos do Programa DE&I – Visita a nossa operação em Mariana do Diretoria WIM Brasil, Signatárias e GT ESG IBRAM

2023
Novembro

– Campanha da Consciência Negra

– Comunidade – Mariana
Foco em Gênero:
1) Mecânica Industrial
2) Qualificação Soldadora Multiprocesso
Pessoas com deficiência:
3) Curso Técnico De Mineração

2023
Outubro

– Programa Trainee Operacional exclusivo para mulheres e Pessoas com deficiência – 35 pessoas contratadas

– Programa Mulheres na Liderança

– Programa desenvolvimento com os Supervisores

– Parceira com a WIM Brasil e UFOP

2023
Setembro

– Programa Trainee operadoras de equipamentos – 25 operadoras contratadas

– Campanha Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência

2023
Agosto

– Entrega das salas de apoio a amamentação em todas as unidades

– Campanha em celebração ao Mês do Aleitamento Materno no Brasil e Semana Mundial da Amamentação

– Lançamento da cartilha de apoio a amamentação.

– Visita do Grupo Avante ao Centro de Operações Integradas (COI) Samarco – em Germano

2023
Julho

– Diagnóstico de acessibilidade

2023
Junho

– Trainee operadoras de equipamentos para mulheres

– Programa de Estágio com foco em grupos minorizados

– Lançamento da página na internet

– Agenda com os fornecedores no Força Local sobre DE&I

– Campanha sobre o Papel da pessoa aliada LGBTI+ e treinamento sobre a temática.

2023
Maio

– Disseminação do plano de desenvolvimento DE&I para todos(as) empregados(as)

– Avaliação do Risco de Assédio e Importunação Sexual

– Revisão do Código de Conduta

– Campanha para celebração do dia mundial da diversidade cultural para o diálogo e desenvolvimento e treinamento sobre o tema
Lançamento do Glossário de Diversidade

2023
Abril

Apresentação para as empresas e público em geral do case “A Samarco Promove Igualdade De Oportunidades Para Homens E Mulheres?” prêmio Ser Humano ABRH MG 2022

2023
Março

– Campanha com foco em gênero e Webinar Mulheres que inspiram

– Participação da Samarco no DIVERSIBRAM 2023

– Participação das empregadas na campanha do IBRAM – Dia Internacional das mulheres

– Adequação dos processos de atração e seleção com foco em Diversidade

2023
Fevereiro

– Lançamento da Política de Direitos Humanos

– Lançamento da Campanha de Tolerância zero ao Assédio

– Disseminação com as lideranças, RH e supervisores das contratadas sobre o lançamento da Política de Direitos Humanos, Campanha de Tolerância zero ao Assédio, apresentação do Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão (DE&I) e Saúde Mental.

2023
Janeiro

– Lançamento do Programa de Estágio Afirmativo para mulheres

– Início das adequações das nossas infraestruturas banheiro, vestiários e salas para extração e acondicionamento diário de leite materno

– Campanha de 1 ano de programa e lançamento da cartilha de Diversidade, Equidade e Inclusão

– Início das Metas de Diversidade para 2023

2022
Dezembro

– Definição das metas para 2023, incluindo uma meta para toda empresa

– Licença Paternidade estendida e Licença Paternal, ambas incluídas no acordo coletivo

2022
Novembro

Validação do plano de ação no Comitê Executivo

2022
Outubro

Treinamento Tudo Comunica para líderes – módulo prático sobre narrativa DE&I

2022
Setembro

Censo de Diversidade, com 84,4% de adesão dos (as) nossos (as) empregados (as) e revisão do Procedimento de Licença Parental

2022
Agosto

Visitas das mulheres estudantes da nossa região do entorno aos nossos complexos industriais

2022
Julho

Apresentação das Ações para o Comitê e início das mentorias em diversidade para executivos (as) Samarco

2022
Maio

Campanha Dia Internacional da Diversidade e live do Dia Nacional de Combate ao Assédio

2022
Abril

Onboarding líderes, colíderes, agentes e embaixadores de Diversidade e início da construção dos planos de ação

2022
Março

Início da definição das lideranças – Grupos de Diversidade

2022
Janeiro

Divulgação do treinamento “Valor da Diversidade”

2021
Dezembro

Letramento sobre Viés Inconsciente para 100% da liderança

Início do Programa Profissionais Operação (exclusivo para pessoas com deficiência)