Introdução sobre a política de suprimentos da Samarco

Nossas práticas na cadeia de suprimentos têm como objetivo compartilhar valor com a sociedade por meio do desenvolvimento socioeconômico das regiões influenciadas pelo nosso negócio. Para isto, buscamos fornecedores comprometidos com ética, transparência, sustentabilidade e valorização dos recursos humanos.

O princípio que norteia nossas ações com fornecedores é o da reciprocidade. Para nós, é imprescindível que nossas ações façam parte da realidade das empresas fornecedoras.

Também por isto, todas as empresas fornecedoras devem estar alinhadas às nossas diretrizes, além de atender aos critérios de conformidade, qualidade, custo, requisitos de saúde, segurança ocupacional e meio ambiente.

Acesse nossas Políticas, códigos e diretrizes.

Clique aqui e saiba as condições
para se tornar um fornecedor!

Se você já é, ou deseja ser um fornecedor da Samarco, acesse aqui:

Para Pessoas Jurídicas:

acesse nosso Portal de Fornecedores.

Saiba quais são os documentos necessários para realizar o seu pré-cadastro clicando aqui.

Para consultar informações referentes a faturas ou títulos, liquidados e a liquidar, clique aqui.

Pessoas físicas
e fornecedores
do exterior:

entre em contato pelo e-mail cadastrodefornecedores@samarco.com.

Saiba quais são os documentos necessários para realizar o seu pré-cadastro clicando aqui.

1. Busca de potenciais fornecedores

Esta busca é feita no Portal de Fornecedores da Samarco. Por isto, é importante que o fornecedor mantenha seus dados sempre atualizados incluindo a descrição dos serviços e/ou materiais que fornecem. Nós também podemos prospectar potenciais fornecedores no mercado, no entanto, o cadastro deverá ser efetivado até a conclusão da etapa técnica do processo de contratação.

2. Solicitação e apresentação de propostas

As proponentes convidadas a participar do processo de aquisição, quando a avaliação técnica é requerida, receberão o e-mail da “Carta Convite” do responsável pela contratação em Suprimentos contendo a documentação técnica, diretrizes gerais da Samarco e o cronograma com as etapas do processo de contratação. A leitura com atenção das orientações para a correta elaboração das propostas é altamente recomendada.

3. Qualificação dos fornecedores

O processo de qualificação de fornecedores obedecerá aos princípios básicos de impessoalidade, moralidade, economicidade e qualidade. Seu objetivo é a seleção e avaliação para que a qualidade de serviços e materiais fornecidos atendam aos requisitos regulatórios e de boas práticas. A qualificação é realizada com base em nosso Código de Conduta, respeitando critérios técnicos e outros de processo como qualidade, preço, prazo de entrega e atendimento. Os requisitos poderão variar para cada processo de contratação devendo a proponente observar, no recebimento da carta convite, quais os requisitos obrigatórios.

4. Recebimento de propostas

O recebimento das propostas técnicas na Samarco é realizado via e-mail do responsável pelo processo de contratação, sendo os critérios estabelecidos no envio da carta convite. A proposta comercial será recebida via Mercado Eletrônico. A Samarco poderá promover uma ou mais rodadas de negociação, buscando melhores condições de fornecimento.

5. Aprovação e assinatura do contrato

Após a qualificação e negociação final conduzidas pelo responsável do processo, a contratação passa por análise interna de aprovação. Quando aplicável, as assinaturas da minuta contratual serão coletadas via Docusign.

Programa
Força Local

O principal objetivo do programa é contribuir com o fomento do desenvolvimento
socioeconômico nos municípios da Área de Influência Direta (AID) da Samarco, a saber:

❖ Ouro Preto/MG
❖ Mariana/MG
❖ Catas Altas/MG
❖ Santa Bárbara/MG
❖ Guarapari/ES
❖ Anchieta/ES
❖ Piúma/ES

A iniciativa, dedicada ao fornecedor local, foi construída em parceria com as entidades de classe dos territórios. A expectativa é que o fornecedor local seja capacitado para participar dos processos licitatórios de forma cada vez mais competitiva.

O programa possui 5 pilares com ações estruturantes, são eles:

POLÍTICAS: Compreende o estabelecimento de diretrizes para priorização da contratação de mão de obra e aquisição de serviços, materiais e equipamentos na AID.

MONITORAMENTO: Trata-se do acompanhamento periódico junto as entidades de classe, bem como monitoramento através de indicadores do nível de engajamento com os fornecedores locais pela Samarco e suas contratadas.

CAPACITAÇÃO: Visa promover iniciativas de capacitação de fornecedores e mão de obra local. De novembro a dezembro de 2020, foram realizados 12 encontros com a participação de cerca de 350 pessoas.

NEGÓCIOS: Trata-se de iniciativas para estreitar o relacionamento entre a Samarco e seus fornecedores locais. Para este, foi implementado:
● Promoção de Rodadas de negócios;
● O “Dia do Fornecedor Local”. No ES, será realizado toda primeira terça-feira do mês. Em MG, será toda a primeira quarta-feira do mês;
● E-mail específico como “Canal de Comunicação com Fornecedor Local”. programaforcalocal@samarco.com;

DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO: Desenvolver e implantar processos integrados de gestão sintonizados com a realidade das empresas para atender às suas necessidades imediatas, melhorar a eficiência e a eficácia do negócio e otimizar seus resultados, criando condições de autonomia para que construam bases sólidas para sua sustentabilidade e crescimento.

Em 2020 foi realizado o lançamento do PDQF (Programa de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores) com o estabelecimento de 20 fornecedores participantes por estado (MG e ES).

O Catálogo Eletrônico de Fornecedores Locais que tem como objetivo desenvolver e contribuir para a geração de negócios nos territórios de atuação da Samarco em Minas Gerais e no Espírito Santo. A iniciativa faz parte do programa Força Local e reúne nos dois estados, de maneira objetiva, mais de 300 empresas em diversos seguimentos.

Os catálogos, disponíveis em formato eletrônico, e foram desenvolvidos com o propósito de mapear as empresas interessadas em se tornar fornecedoras da Samarco ou de quaisquer outras empresas na região, a fim de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico.

Perguntas
Frequentes

Cadastro de Fornecedores
Já fiz o meu cadastro, qual é o próximo passo para que a minha empresa possa fornecer para a Samarco?

É importante que o cadastro esteja completamente preenchido, incluindo os produtos e serviços fornecidos pela empresa. Caso existam demandas relacionadas ao seu escopo de atividades, a empresa poderá ser contatada para o recebimento das cotações.

Como atualizar os dados cadastrais da minha empresa?

Pessoas jurídicas podem atualizar dados cadastrais por meio do Portal de Fornecedores da Samarco, mediante login e senha. Em caso de dúvidas, por favor, entre em contato pelo telefone 0800 284 8115 ou pelo e-mail cadastro_samarco@chconsultoria.com.br.

Pessoa física e/ou pessoa jurídica ou física no exterior deverão enviar um e-mail para cadastrodefornecedores@samarco.com com o formulário constante em “Documentos Obrigatórios”, informando os dados que necessitam de atualização. No caso de dados bancários, será necessário o envio do comprovante.

Recebi o e-mail para atualização do Pré Due Dilligence (PDD) mas não consegui incluir o documento no link enviado, o que eu faço?

No caso de não ter sucesso no envio da documentação pelo link recebido, os documentos deverão ser enviados para compliance@samarco.com.

Compras
Recebi uma cotação do Mercado Eletrônico e preciso esclarecer dúvidas. Quais os contatos do Mercado Eletrônico?

O Mercado Eletrônico pode ser contatado por meio do telefone (11) 2175-3655, pelo e-mail fornecedores@me.com.br e pelo chat. O horário de atendimento destes canais é das 8h às 20h.

Como faço para confirmar o pedido de compras no Mercado Eletrônico?
Para confirmação do pedido de compras emitido, basta acessar o site www.me.com.br, escolher a opção “Pedidos”, selecionar o pedido de compras desejado e clicar em “confirmar”.

O Mercado Eletrônico pode ser contatado por meio do telefone (11) 2175-3655, pelo e-mail fornecedores@me.com.br e pelo chat . O horário de atendimento destes canais é das 8h às 20h.

Segurança do Trabalho
Como acessar as diretrizes de segurança de um processo de contratação?

As diretrizes de segurança estão disponíveis no Edital de Segurança, disponível no Portal de Fornecedores da Samarco.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 0800 284 8115 ou ainda pelo email cadastro_samarco@chconsultoria.com.br.

Programa Força Local
Qual o objetivo do Programa Força Local?

O principal objetivo do programa é fomentar o desenvolvimento socioeconômico nos municípios da Área de Influência Direta (AID) da empresa. No Estado do Espírito Santo fazem parte os municípios de Anchieta, Guarapari e Piúma. Em Minas Gerais, são Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara e Catas Altas.

Qual o principal diferencial do Programa Força Local?

Ser um programa dedicado ao fornecedor local. O programa é baseado em cinco pilares: políticas, capacitação, negócios, monitoramento e desenvolvimento e qualificação. Por meio do programa, são desenvolvidas diversas atividades como workshops, palestras, seminários e rodadas de negócios, que possibilitam conectar compradores e fornecedores, e configuram-se como excelentes oportunidades para que os fornecedores apresentem suas empresas e gerem negócios.

Como faço para participar no Programa Força Local?

Não possuímos um cadastro específico do programa. Utilizamos os dados das empresas cadastradas no Portal de Fornecedores da Samarco  para o envio de convites e formulários de inscrição relacionados às iniciativas promovidas pelo programa.
Outras dúvidas relacionadas ao Programa Força Local deverão ser enviadas para o programaforcalocal@samarco.com.

Com o Programa Força Local, os fornecedores locais terão prioridade nas concorrências realizadas pela empresa?

O programa pretende capacitar o fornecedor local para que ele seja mais competitivo e participe das concorrências da Samarco, além de estar apto a atender demandas de outras empresas da região.

Gestão de Contratos
Sou fornecedor da Samarco e preciso realizar uma subcontratação. Como proceder?

O fornecedor que pretende realizar subcontratações deve entrar em contato com o Gestor do Contrato para análise e validação de subcontratação.
O procedimento para subcontratação encontra-se disponível no Portal de Fornecedores da Samarco.
Em caso de dúvidas, entre em contato pelo telefone 0800 284 8115 ou ainda pelo e-mail cadastro_samarco@chconsultoria.com.br.

Como realizar agendamento de treinamento introdutório de segurança?

Para realizar o agendamento do treinamento introdutório de segurança se faz necessária, inicialmente, a validação da matriz de risco junto a segurança do trabalho bem como o “De acordo” do gerente da área solicitante.
Em seguida, o fornecedor deverá enviar os dados dos colaboradores junto a matriz validada para sabersamarco@samarco.com, com os seguintes dados:

• Nome do Colaborador;
• CPF/RG;
• Empresa;
• Gestor;
• Centro de Custos.

Outras orientações serão conduzidas junto ao Gestor do Contrato no alinhamento inicial do
contrato.

Programação e Recebimento de materiais
O material pode ser enviado despaletizado?

Materiais individuais, com peso acima de 25 kg, devem ser acomodados em palet e/ou caixa de madeira/aço, cintadas com fita de aço e/ou pet, para descarregar com empilhadeira.
É expressamente proibida a disposição de materiais diretamente no assoalho do veículo.
Mais informações estão disponíveis no Portal de Fornecedores da Samarco  no documento “Orientação de Acomodação e Transporte de Cargas”.

Como agendar entregas de materiais para a Samarco?

Toda entrega deverá ser agendada com prazo mínimo de 24 horas, respeitando a disponibilidade de recursos para descargas nas unidades.

Como solicitar coletas de materiais para a Samarco?

Nos casos de Documentos de Compras em que a entrega seja de responsabilidade da Samarco, o fornecedor deverá programar a coleta via e-mail com a Empresa de Transportes Martins LTDA, conforme contatos a seguir:
Belo Horizonte: (031) 3479-4611/99127-3623; coletasamarco@transmartins.com.br; vilma@transmartins.com.br
São Paulo: (011) 2588-9200/97028-2427; coletaspa@transmartins.com.br; valdeci@transmartins.com.br
Espírito Santo: (027) 3138-8212/99309-9794; coletaserra@transmartins.com.br; expedicaoserra@transmartins.com.br
Rio de Janeiro: (021) 3266-4558/98229-4100; coletario@transmartins.com.br; expedicaorio@transmartins.com.br

O prazo máximo de coleta e consolidação da carga será considerado a partir do momento em que a transportadora for informada, considerando os dias úteis e de acordo com os tipos de carga, conforme abaixo:
– Carga fracionada coletada ou recebida – 72 horas (dias úteis);
– Carga lotação – 72 horas (dias úteis);
– Operação Spot – 72 horas (dias úteis);
– Carga expressa – Imediata.

Qual horário de recebimento de materiais?

O recebimento de materiais ocorre de segunda a sexta-feira de 8h às 14h30.

Formulário
de contato

Queremos ouvir você! Estamos à disposição para esclarecimentos, críticas e sugestões. Entre em contato!