Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais

Introdução sobre a política de suprimentos da Samarco

Nossas práticas na cadeia de suprimentos têm como objetivo compartilhar valor com a sociedade por meio do desenvolvimento socioeconômico das regiões influenciadas pelo nosso negócio. Para isto, buscamos fornecedores comprometidos com ética, transparência, sustentabilidade e valorização dos recursos humanos.

 

O princípio que norteia nossas ações com fornecedores é o da reciprocidade. Para nós, é imprescindível que nossas ações façam parte da realidade das empresas fornecedoras.

 

Também por isto, todas as empresas fornecedoras devem estar alinhadas às nossas diretrizes, além de atender aos critérios de conformidade, qualidade, custo, requisitos de saúde, segurança ocupacional e meio ambiente.

 

Acesse nossas Políticas, códigos e diretrizes.

Clique aqui e saiba as condições para se tornar um fornecedor!

Macro-processo-de-compras

Se você já é, ou deseja ser um fornecedor da Samarco, acesse aqui o Portal de Fornecedores.

Os fornecedores pessoa jurídica poderão acessar informações referentes a faturas ou títulos, liquidados e a liquidar aqui.

Busca de potenciais fornecedores

Solicitação e apresentação de proposta

Qualificação dos fornecedores

Recebimento de propostas

Aprovação e assinatura de contratos

Segurança do trabalho

Esta busca é feita no Portal de Fornecedores da Samarco. Por isto, é importante que o fornecedor mantenha seus dados sempre atualizados incluindo a descrição dos serviços e/ou materiais que fornecem. Nós também podemos prospectar potenciais fornecedores no mercado, no entanto, o cadastro deverá ser efetivado até a conclusão da etapa técnica do processo de contratação.

As proponentes convidadas a participar do processo de aquisição, quando a avaliação técnica é requerida, receberão o e-mail da “Carta Convite” do responsável pela contratação em Suprimentos contendo a documentação técnica, diretrizes gerais da Samarco e o cronograma com as etapas do processo de contratação. A leitura com atenção das orientações para a correta elaboração das propostas é altamente recomendada.

O processo de qualificação de fornecedores obedecerá aos princípios básicos de impessoalidade, moralidade, economicidade e qualidade. Seu objetivo é a seleção e avaliação para que a qualidade de serviços e materiais fornecidos atendam aos requisitos regulatórios e de boas práticas. A qualificação é realizada com base em nosso Código de Conduta, respeitando critérios técnicos e outros de processo como qualidade, preço, prazo de entrega e atendimento. Os requisitos poderão variar para cada processo de contratação devendo a proponente observar, no recebimento da carta convite, quais os requisitos obrigatórios.

O recebimento das propostas técnicas na Samarco é realizado via e-mail do responsável pelo processo de contratação, sendo os critérios estabelecidos no envio da carta convite. A proposta comercial será recebida via Mercado Eletrônico. A Samarco poderá promover uma ou mais rodadas de negociação, buscando melhores condições de fornecimento.

Após a qualificação e negociação final conduzidas pelo responsável do processo, a contratação passa por análise interna de aprovação. Quando aplicável, as assinaturas da minuta contratual serão coletadas via Docusign.

Perguntas Frequentes

Fale Conosco

Queremos ouvir você! Estamos à disposição para esclarecimentos, críticas e sugestões. Entre em contato!