Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Próxima
agenda

Compliance – Ética e Integridade empresarial

27/09/2023
às 10 horas

Catálogos Eletrônicos
de Fornecedores Locais

Os catálogos de fornecedores locais foram desenvolvidos com o propósito de mapear e promover a visibilidade de empresas locais junto às contratadas da Samarco, impulsionando novas oportunidades de negócios.

 

O catálogo é atualizado anualmente e a participação das empresas é gratuita. Contudo, é obrigatório:

  • Que as empresas estejam instaladas em um dos municípios da AID (Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara, Catas Altas em MG, Anchieta, Piúma ou Guarapari no ES);
  • Possuam CNPJ ativo;
  • Preencham o formulário de inscrição;
  • Apresentem o termo de autorização de uso de imagem assinado pelos representantes legais das empresas e testemunha; e
  • Enviem a logomarca da empresa para o e-mail: programaforcalocal@samarco.com
Clique aqui: Minas Gerais
Clique aqui: Espírito Santo

Últimos vídeos

Recrutamento e Seleção de profissionais
10/04/2023
Conhecendo os processos de compras da Samarco
14/03/2023
A importância da manutenção do cadastro como fornecedor no portal da Samarco
15/02/2023
Mais vídeos

Últimas notícias

Força Local lança 3ª edição do Catálogo Eletrônico de Fornecedores

06/09/23

O programa da Samarco visa contribuir para o desenvolvimento de empreendimentos locais de Minas Gerais e do Espírito Santo

O Força Local lançou a 3ª Edição do Catálogo Eletrônico de Fornecedores Locais, nessa terça-feira (05/09), com a participação de empreendedores de Minas Gerais e do Espírito Santo. O documento contempla informações de 295 empresas de Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara (MG), e 242 de Anchieta, Guarapari e Piúma (ES), totalizando 537 empresas. O encontro contou com a participação da gerente-geral de Suprimentos, Ailana Vilela, que ressaltou que o catálogo é uma oportunidade de fomentar novos negócios.

O número de empreendimentos cadastrados supera as edições anteriores do catálogo, quando foram registradas 450 e 300 empresas, em 2022 e 2021, respectivamente. A ação é uma das iniciativas do Força Local, que visa contribuir com a promoção dos fornecedores locais, fomentando o desenvolvimento socioeconômico dos territórios onde a empresa atua.

“O principal objetivo do catálogo é potencializar a divulgação dos produtos e dos serviços oferecidos por empresas de vários segmentos. É uma ferramenta para apresentar esses fornecedores locais, aumentando as chances de novos negócios”, destacou a coordenadora do Força Local, Elisangela Toledo. Entre os segmentos abordados estão vestuário, ferramentaria, civil, elétrica, mecânica, comunicação, meio ambiente, alimentos e outros.

“O catálogo é uma vitrine para que diversas empresas conheçam nossos serviços. Participar do Força Local é enriquecedor. O programa promove palestras com temas de extrema importância para o nosso dia a dia, capacitação e consultorias, nos ajudando a desenvolver habilidades que são necessárias para o empreendedor. Recomendo a participação nesse excelente programa”, frisou a proprietária do Laboratório Vanderlei Machado, Erica Machado. A empresa mineira está sediada em Mariana, além de uma filial em Ouro Preto.

Assim como Erica, o proprietário da loja Pastore Center, em Guarapari (ES), Felipe de Aguiar Schmidt, se envolveu em outras ações do Força Local. “O programa nos ajuda a ter organização, coragem e responsabilidade sobre os novos desafios. Estamos felizes com os resultados atingidos. O programa está bem organizado, dinâmico e com foco não somente no atendimento à Samarco, mas também para melhorarias em nossa empresa, nos tornando mais organizados, sustentáveis e responsáveis”, destacou Felipe.

Força Local

O programa visa fomentar o desenvolvimento socioeconômico nos territórios onde a empresa atua em Minas Gerais e no Espírito Santo. A iniciativa é baseada nos pilares políticas, capacitação, negócios, monitoramento e desenvolvimento e qualificação. Entre as atividades oferecidas pelo programa estão workshops, palestras, rodadas de negócios e seminários como forma de melhorar e preparar profissionais e empresas para o mercado. O Força Local é realizado em parceria com as entidades de classe dos municípios.

Força Local abre inscrições para as jornadas de desenvolvimento e qualificação para Minas e Espírito Santo

02/08/23

Primeira capacitação será a jornada MEI com inscrições abertas até o dia 4 de agosto.

Estão abertas as inscrições para as jornadas de desenvolvimento e qualificação do Força Local, que serão promovidas para fornecedores de Catas Altas, Mariana, Ouro Preto e Santa Bárbara (MG). E Anchieta, Guarapari e Piúma (ES), entre agosto e dezembro deste ano. A iniciativa visa capacitar o empreendedor local para ele se sinta mais preparado a lidar com os desafios do negócio. Os cursos e consultorias serão conduzidos pelo Sebrae MG e ES. As inscrições para a Jornada MEI terminam nesta sexta-feira (04/08). Inscreva-se aqui.

Além da Jornada MEI, os empreendedores poderão cursar as Jornadas Empretec, Gestão Competitiva, Gestão de Pessoas e Liderança e Vender mais Finanças. Nesses casos, as inscrições vão até o dia 25 de agosto e podem ser realizadas no mesmo link. A ação integra o Pilar de Desenvolvimento e Qualificação do Fornecedor do Força Local.

“Neste ano ganhamos um reforço no Força Local com a parceria com o Sebrae. As jornadas serão oferecidas de forma gratuita e tenho certeza que teremos resultados surpreendentes e que nos ajudarão a compartilhar ainda mais valor com os territórios que atuamos. Queremos um empreendedor cada dia mais preparado seja para atender a Samarco ou outras empresas”, destacou a coordenadora do Força Local, Elisangela Toledo.

As jornadas

O objetivo da Jornada MEI é contribuir para que o microempreendedor individual se reconheça como um empresário, sentindo-se mais preparado para lidar com os desafios do dia a dia de seu negócio. Podem participar da Jornada MEI microempreendedores (as) individuais com CNPJ ativo e com o DAS em dia. O curso terá a duração de 4 meses.

Para o Empretec a carga horária do curso será de 60 horas presenciais e consiste em um seminário intensivo a fim de aumentar o potencial das pessoas para gerir o seu negócio. No curso, o participante aprende a identificar seu potencial, desenvolver suas características de comportamento empreendedor, descobrir novas oportunidades de negócio e aumentar a rentabilidade.

Já a consultoria de Gestão Competitiva terá a duração de 28 horas e visa, dentre outros objetivos, implantar um sistema de gestão por resultados que ajude a empresa a identificar gargalos operacionais e comerciais.

A Vender Mais Finanças é destinada aos empresários que buscam evolução nas vendas e na gestão financeira do negócio. Ao todo, essa jornada irá oferecer 80 horas de capacitação e 40 horas de consultoria em marketing e gestão financeira e precificação.

A jornada de Gestão de Pessoas e Lideranças explorará aspectos comportamentais que permitem que a liderança aprenda a gerir a si própria e a gerir a sua equipe de forma a levá-la a obter o melhor desempenho e entregar resultados efetivos. Ao todo, serão 40 horas de capacitação e 20 horas de consultoria.

Conheça mais sobre as outras ações do programa por meio do link:

https://www.samarco.com/forca-local/.

Força Local e Sebrae firmam parceria e oferecem capacitações aos empreendedores locais

20/07/23

A Samarco, por meio do programa Força Local, firmou parceria com o Sebrae - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, para promover uma série de ações destinadas aos empreendedores dos territórios onde a empresa atua em Minas Gerais e no Espírito Santo. A programação das capacitações foi apresentada, em encontro virtual, durante o lançamento do 3º Ciclo do Pilar de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores Locais (PDQF). O encontro foi realizado para os empreendedores de Anchieta, Guarapari e Piúma (ES), na terça-feira (18/07). E nesta quarta-feira (19/07) participaram fornecedores de Mariana, Ouro Preto, Catas Altas e Santa Bárbara (MG).

A coordenadora do Força Local, Elisangela Toledo, ressaltou os benefícios da parceria com o Sebrae para a realização do PDQF, que promove ações direcionadas ao desenvolvimento das empresas e melhorias no seu processo de gestão, e lembrou que o programa também busca preparar os empreendedores para que estejam aptos a atender demandas do mercado, independentemente do segmento, reduzindo a dependência do setor.

“O Força Local está sob a liderança da Samarco, mas ele é feito pelos fornecedores locais. O Sebrae tem um propósito muito alinhado ao do Força Local, que é contribuir com o desenvolvimento socioeconômico das regiões. Então, unimos forças para atingir um objetivo maior”, destacou Elisangela Toledo.

“Queremos contribuir para o dinamismo da economia e a sustentabilidade dos negócios locais. Tenho certeza que teremos resultados positivos. Somos duas marcas fortes no território e vamos juntos nesse propósito único, em sintonia para promover conhecimento e fomentar a competitividade e o desenvolvimento sustentável", ressaltou o gerente da Unidade Regional Sul do Sebrae (ES), Ivair Segheto Junior.

As jornadas Microempreendedor Individual (MEI), Empretec – programa de formação de empreendedores, Vender Mais/Gestão Competitiva e Gestão de Pessoas e Liderança irão ocorrer entre agosto e novembro, visando a qualificação dos fornecedores.

“O propósito do Sebrae é impulsionar o empreendedorismo para transformar vidas. Isso demonstra a nossa responsabilidade com os empresários que são o motor econômico da região onde estamos trabalhando com o Força Local. A Samarco em parceria com o Sebrae identificou essa oportunidade de trabalhar em prol dos pequenos negócios”, frisou o gestor estadual e responsável pelo projeto no Sebrae Minas, Diogo Dias Lisboa.