A Samarco está trabalhando em conjunto com a Prefeitura Municipal para restabelecer a captação de água em Colatina. Dentre as iniciativas, a empresa ofereceu como alternativa para o tratamento da água a utilização do TANFLOC SG, um floculante natural, extraído da casca do vegetal Acácia Negra, que não agride a natureza. Desde ontem, o abastecimento de água no município está sendo restabelecido de forma gradativa. A previsão é de que, nos próximos dias, o fornecimento seja normalizado em toda a cidade.
Até que isso aconteça, a Samarco mantém a entrega de água potável por caminhões-pipa e água mineral, conforme determina o Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) preliminar, assinado entre a empresa, o Ministério Público do Espírito Santo, o Ministério Público Federal e o Ministério Público do Trabalho. Os locais de distribuição, bem como a entrega para a população, em diversos pontos de abastecimento localizados na cidade, são definidos pela Prefeitura, Polícia Civil e Defesa Civil. Até o dia 24/11, a Samarco entregou cerca de 80 milhões de litros de água potável e 1,5 milhão de água mineral. A companhia tem disponibilizado, diariamente, em torno de 300 mil litros de água mineral, 30 mil a mais do que o estabelecido no TCSA, além de colocar à disposição 151 caminhões-pipa.
Tratamento da água
Para que a água do Rio Doce seja tratada dentro dos padrões da legislação, está sendo usado o TANFLOC SG. O produto permite a neutralização das cargas de impurezas na água a ser tratada. Com isso, são formados flocos, que decantam para o fundo do reservatório, possibilitando o tratamento da água que fica na superfície pelo processo convencional de filtração e desinfecção. O TANFLOC SG não contém metais em sua formulação, é classificado como biodegradável e registrado no REACH (Registration, Evaluation, Authorisation and Restriction of Chemicals), o que evidencia o atendimento ao rigoroso padrão de avaliação estabelecido pela União Europeia. O produto possui certificações NBR 15784, NSF/ANSI 60, ISO 9001, ISO 14001, FSC®, Kosher e Halal, sendo comercializado no Brasil há mais de 30 anos e exportado para cerca de 20 países.