Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Reparação

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais
14/07/22

Samarco inicia remoção de sedimentos no reservatório de Candonga

A remoção é feita por guindaste de 200 toneladas instalado sob a balsa e clamshell de 10m³. É o primeiro equipamento deste porte a realizar uma operação de dragagem no Brasil.
Fotos: acervo Candonga / acervo pessoal

A Samarco deu início à remoção dos sedimentos do reservatório de Candonga, procedimento que vai viabilizar a retomada das operações na UHE Risoleta Neves. Inicialmente foram utilizadas escavadeiras embarcadas para dragagem em menores profundidades. Elas estão abrindo um canal de navegação para equipamentos de grande porte que está realizando o trabalho em áreas de maior profundidade, próximo ao barramento principal.  

Marcelo Mol, gerente de implantação do projeto, explica que serão utilizados equipamentos de alta tecnologia, dois conjuntos compostos por guindaste + balsa + clamshell. “O clamshell possui sistema de vedação mais eficiente e reduz a turbidez durante a operação de remoção, trazendo um diferencial ambiental na operação de dragagem”, afirma.

Os sedimentos removidos são transportados por embarcações até o ponto de apoio construído pela Samarco e, com a utilização de escavadeiras, são depositados em baias. O material poderá ou não passar por áreas intermediárias para remoção de água. Ao final do processo, todo o sedimento será disposto de forma ambientalmente adequada na Fazenda Floresta, propriedade a três quilômetros da usina, adquirida em 2017 pela Samarco para este fim.

Print Comunicação, pela jornalista Kellen Leal MG 07707 JP



Nós utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar a experiência em nossos serviços. Ao utilizá-los, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar Política de privacidade