Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais

Oportunidades

Veja mais
05/10/22

Alunos são premiados pelo concurso de poesia aldravista

Por meio da Gerência de Meio Ambiente da Samarco, alunos da rede pública conheceram estilo literário de poesia

Alunos de escolas públicas de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce participaram do concurso de poesia aldravista entre os dias 20 e 29 de setembro. Com o apoio da Samarco, foram realizadas oficinas e atividades em celebração ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, com o objetivo de apresentar aos alunos a poesia aldravista, estilo literário que nasceu em Mariana.

Os alunos elaboraram poesias curtas de no máximo seis palavras, conforme o estilo literário aldravista, que desafia a escrita a fazer poesias curtas, com conteúdo.

Em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto, as atividades aconteceram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no dia 20 de setembro, com a participação de cerca de 30 alunos do 6º ao 9º ano do ensino Fundamental e Ensino Médio. O primeiro colocado de cada escola pública recebeu um troféu, um jogo educativo e um kit de livros doado pela editora Aldrava Letras e Artes. A oficina foi ministrada pelos professores-poetas José Benedito Donadon Leal e Andreia Donadon Leal.

Nos municípios de Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, os professores da rede pública de ensino se tornaram multiplicadores da poesia aldravista ao participarem de oficinas com os professores-poetas. Participaram do concurso os alunos do ensino Fundamental II. Os três primeiros colocados de cada município receberam um troféu e um jogo educativo. O concurso aconteceu nos dias 22 e 29 de setembro.

"As oficinas de aldravias para alunos foram um sucesso. Houve envolvimento das escolas, dos alunos e funcionárias do CRAS, que participaram produzindo excelente resultado com aldravias de qualidade sobre 'O Dia da Árvore', numa demonstração de que a poesia é um caminho seguro e necessário para a efetivação da educação ambiental", destacou a professora poeta Andreia Donadon Leal.

A Samarco realizou ainda ações como visitas de lideranças comunitárias dos distritos de Antônio Pereira, Camargos e Santa Rita Durão ao Centro de Desenvolvimento Ambiental, Social e Florestal (Cedasf). Já no Espírito Santo foram realizadas palestras, plantios, blitz ecológica e intervenções no município de Muniz Freire e nas comunidades de Guanabara, Mãe-bá, Goembê, Belo Horizonte, em Anchieta, e Meaipe, em Guarapari.

Antônio Pereira, distrito de Mariana:

- Sâmilly Vitoria dos Reis Dias, E.E. Daura de Carvalho:

maçã 

da 

árvore 

fruto 

da 

vida 

- Anita Corgozinho Gomide, Colégio Renascer:

árvore 

cápsula 

do 

tempo 

livro 

aberto

- Sara Isadora Santos Porto, E.E. Antônio Pereira:

incêndio

floresta

adeus

a

minha

terra

Santa Cruz do Escalvado:

- Gabrielly Luíza Lopes, E. M. Antônio Leôncio Carneiro

árvores 

bonitas 

acolhem 

pássaros 

viram 

moradia 

- Lara Bartolini Gonçalves Viana, E. M. José Gomes de Souza 

árvores 

minimalistas 

pelas 

praias 

exalam 

vigor 

- Daniel Lourenço de Oliveira, E. M. Amaro Ribeiro Gomes 

 árvores 

dormem 

banhadas 

luz 

de 

luar

Rio Doce:  

- Ismael Mendes Cunha, E. E. Maria Amélia

árvore 

preservar 

pra 

natureza 

se 

alegrar 

 - Camille Marques Da Silva, E. E. Maria Amélia

plantei 

uma 

mudinha 

incrível 

cheirosa 

manga-rosa 

- Maria Luiza Cenachi Brito Silva, E. E. Maria Amélia 

sem 

as 

flores 

sem  

as 

cores