Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais

Oportunidades

Veja mais
07/02/24

Mais de 1.800 pessoas visitaram a Samarco em 2023

Por meio de programa de visitas, empresa apresentou suas instalações em Minas Gerais e no Espírito Santo a estudantes, instituições, comunidades, Poder Público

A Samarco recebeu mais de 1.800 pessoas nos complexos de Germano, em Mariana (MG), e de Ubu, em Anchieta (ES), em 2023, por meio do Programa de Visitas ‘Samarco Aberta’. A iniciativa apresenta as unidades e o processo de produção para estudantes, instituições, organizações, empreendimentos do setor, comunidades e Poder Público. O programa visa ampliar a transparência dos processos da empresa e estreitar as relações com a sociedade, conforme o propósito de fazer uma mineração diferente.

“O Programa de Visitas é uma forma de reforçar nossas relações de confiança e de diálogo com o público externo. É mais uma oportunidade de mostrar que estamos empenhados, de fato, em fazer uma mineração mais segura e sustentável. Essas agendas também são para avaliarmos nossas contribuições para os territórios onde atuamos", destacou o gerente de Beneficiamento do Complexo de Germano, Edmilson de Freitas Campos.

Em Germano, participaram alunos (as) da Escola Estadual de Antônio Pereira (distrito de Ouro Preto), e dos cursos de capacitação, realizados em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), de Santa Rita Durão (distrito de Mariana) e do município de Catas Altas. Estudantes do Programa de Educação para Democracia: Parlamento Jovem de Catas Altas. Associação Comercial e Empresarial de Santa Bárbara, Grupo AvanTea (grupo de pais e crianças com autismo) e Rio Doce Labs de Mariana. Os visitantes conheceram unidades como o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), o Centro de Operações Integradas (COI) e Pontos do Mirante da Mina.

“A iniciativa também foi importante para nos mostrar o interesse das pessoas por conhecer as nossas instalações e saber como funciona o processo de produção. O Samarco Aberta é mais uma ferramenta para aproximar a Samarco das comunidades, empresários locais e Poder Público”, ressaltou o gerente-geral de Operações de Ubu, Alysson Werneck.

Em Ubu, além do COI, as pessoas visitaram a 4ª Usina de Pelotização e o Porto de Ubu. Moradores das comunidades do entorno como Mãe-Bá, Bairro Benavente e Comunidades de Pescadores, Artesãos de Mãe-Bá, representantes do Poder Público e da Câmara de Vereadores de Anchieta, alunos da Rede Pública do município, Jovens do Programa de Formação de Liderança do ES em Ação e Lideranças dos municípios do Litoral Sul estavam entre os participantes dessas agendas. Para 2024, a empresa está avaliando possibilidades de viabilizar visitas para mais pessoas e instituições.

Estudantes da Rede Pública de Anchieta durante visita ao complexo de Ubu, em Anchieta (ES) - foto: Divulgação Samarco

Associação Comercial Empresarial de Santa Bárbara durante visita ao complexo de Germano, em Mariana (MG) - foto: Divulgação Samarco