Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Reparação

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais

Conheça o projeto Candonga

A Usina Hidrelétrica Risoleta Neves (UHE), mais conhecida como Candonga, está localizada no rio Doce, no limite entre os municípios de Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado, em Minas Gerais.

O reservatório da hidrelétrica, localizado a 135 quilômetros da barragem de Fundão, foi responsável por conter grande parte do volume de rejeito proveniente do rompimento da barragem, em novembro de 2015, paralisando a geração de energia elétrica.  Os sedimentos foram retirados do reservatório e empilhados na Fazenda Floresta de propriedade da Samarco, seguindo todos os aspectos geotécnicos e ambientais exigidos. Em paralelo, todo o entorno do reservatório e as turbinas hidrelétricas passaram por um processo e foram recuperadas dentro das exigências técnicas e ambientais previstas, possibilitando o retorno operacional da UHE em março de 2023.

Compromissos Samarco

Dentre os compromissos da Samarco no território de Candonga está o cumprimento das medidas legais do Termo de Ajustamento de Conduta (TTAC) e das condicionantes da Licença de Operação Corretiva 1496/2020, que são as obras e iniciativas compensatórias em andamento nos municípios de Rio Doce e de Santa Cruz do Escalvado, além das obras reparatórias no reservatório da Hidrelétrica Risoleta Neves, concluídas em dezembro de 2022.

As obras reparatórias voltadas basicamente para o retorno operacional da UHE. A Samarco realizou obras civis e intervenções necessárias no entorno, no barramento e no reservatório da UHE Risoleta Neves, que possibilitaram o retorno operacional da usina.

Candonga

Já as obras compensatórias têm como finalidade dar suporte aos municípios, principalmente devido à perda dos royalties da geração de energia da UHE, bem como pelos danos ocasionados pelo rompimento da barragem de fundão. Cerca de 124 obras de construção civil, pavimentação de estradas e reformas estão no cronograma de planejamento e execução da Samarco, além das edificações que já foram concluídas e entregues para os municípios.

Candonga

Licença Operacional Corretiva – LOC

A Licença Operacional Corretiva (LOC) para regularização das obras de Candonga foi concedida em dezembro de 2020, após aprovação do Parecer Único pela Superintendência de Projetos Prioritários (SUPPRI) da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), com 67 condicionantes para atendimento envolvendo todas as áreas da empresa, como: engenharia, meio ambiente, monitoramento hídrico, comunicação, geotecnia, gestão ambiental de obras, segurança do trabalho, relação socioinstitucional, recursos humanos entre outras.

O processo de licenciamento teve início em fevereiro de 2020, quando a Fundação Renova protocolou o Estudo de Impacto Ambiental/Relatório de Impacto ao Meio Ambiente (EIA/RIMA), para atendimento do, então, PG-09, junto à Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD).  Em 20 de julho de 2021 a LOC passou a ter efeito (validade) e, agora após a assinatura do Acordo de Cooperação entre Samarco e Fundação Renova, passou a se chamar Projeto Candonga.

2023
Março

Retorno Operacional da UHE

Usina Hidrelétrica Risoleta Neves volta com as operações.

2022
Dezembro

Reechimento do Lago da UHE

Comportas foram fechadas e o Lago da UHE Risoleta Neves foi reenchido.

2021
Juho

Inicio da Vigência da LOC 1496/2020

Licença entra em vigor.

2021

Parecer de visitas CNR/COPAN

2020
Dezembro

Publicação da Licença

Certificado que autoriza a intervenção ambiental solicitada pela Samarco

2020
Dezembro

2ª CMI

2ª Reunião da Câmara de Atividades Minerárias

2020
Novembro

1ª CMI

1ª Reunião reunião da Câmara de Atividades Minerárias

2020
Novembro

Publicação do parecer único

Publicação do Parecer Único pela SUPPRI – análise do estudo que foi protocolado

2020
Novembro

Assinatura Termo Cooperação Samarco/Renova

2020
Outubro

Audiência Pública

Realização de audiência pública que compõe o processo de licenciamento ambiental

2020
Outubro

Protocolo Inf. Compl.

Protocolo das informações completares solicitadas referente ao EIA.

2020
Fevereiro

Protocolo EIA/RIMA

O Estudo de Impacto Ambiental referente a Regularização Ambiental das Obras de Dragagem e Disposição de Rejeitos na Fazenda Floresta e Recuperação das Margens e Setores da área denominada como Trecho 12 (Área do reservatório da UHE Risoleta Neves)

Entenda as condicionantes

Nós utilizamos cookies e outras tecnologias para melhorar a experiência em nossos serviços. Ao utilizá-los, você concorda com tal monitoramento.

Aceitar Política de privacidade