29/08/16
Samarco e acionistas apresentam resultado da investigação externa sobre o rompimento da barragem de Fundão
Compartilhar esta notícia

Samarco, Vale e BHP Billiton apresentaram para a imprensa nesta segunda-feira, 29 de agosto, o resultado da investigação externa sobre o rompimento da barragem de Fundão. O trabalho foi conduzido por um painel de especialistas constituído pela Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP. Participaram da coletiva o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, o diretor comercial da BHP Billiton, Dean Dalla Valle, o diretor-presidente da Samarco, Roberto Carvalho, além do líder do painel de investigação, Norbert Morgenstern.

Norbert Morgenstern já trabalhou em mais de 140 projetos de barragens e tem mais de 330 publicações acadêmicas sobre o assunto. Atua como membro, vice-presidente e presidente de uma extensa lista de comitês técnicos em todo o mundo, além de contribuir na transferência de tecnologia aos países em desenvolvimento por meio das Nações Unidas e outras agências. Também compõe o painel de especialistas o chairman do Conselho e ex-CEO da Klohn Crippen Berger Ltd., Bryan Watts, com mais de 35 anos de experiência em projetos de barragem. Steven Vick, terceiro membro do painel, é autor e consultor independente de engenharia geotécnica, com mais de 40 anos de experiência atuando em avaliações técnicas e de segurança de aterros e barragens de rejeitos. Completando o time de especialistas, Cassio Viotti é consultor independente de engenharia de barragens, com mais de 45 anos de experiência, especializado em todas as fases de concepção e engenharia de barragens e estruturas hídricas. O painel analisou os aspectos técnicos que provocaram o rompimento da barragem e conduziram testes apropriados.

Logo após o rompimento da barragem de Fundão, Samarco, Vale e BHP Billiton solicitaram uma investigação ao escritório de advocacia norte-americano Cleary Gottlieb Steen & Hamilton LLP. O escritório foi contratado sob a premissa de absoluta independência. A Samarco colaborou plenamente com a investigação externa, fornecendo todas as informações e o integral acesso a suas unidades e a seus empregados.

Acesse o relatório completo da investigação sobre o rompimento da barragem: www.fundaoinvestigation.com



Compartilhar esta notícia




Notícias Relacionadas

15/10/21

Samarco é premiada em evento da Antaq 2021

Continue lendo
07/10/21

Samarco divulga Relatório de Sustentabilidade

Continue lendo
17/09/21

Samarco participa com dois novos desafios da terceira edição do Findeslab

Continue lendo
31/08/21

Samarco conquista o 1º lugar no prêmio “Lugares Incríveis para Trabalhar” na categoria Mineração, Metalurgia e Siderurgia

Continue lendo
17/08/21

Samarco abre inscrições para o programa de trainee

Continue lendo
13/08/21

Samarco promove webinar “Prevenção e Controle de Incêndios”

Continue lendo
04/08/21

Samarco alcança produção de 4,4 milhões de toneladas de minério de ferro

Continue lendo
21/07/21

Samarco lança estratégia de sustentabilidade e divulga declaração de compromisso

Continue lendo

Contatos para
a imprensa

A assessoria de imprensa da Samarco está à disposição para receber sua demanda. Caso precise, entre em contato pelos e-mails e telefones abaixo, de preferência informando também os seus contatos e o prazo para atendimento.
  imprensa@samarco.com
  (31) 3269-8844
  (31) 3269-8857
  (31) 3269-8929
Adriana Valério
(31) 98408-0249
Débora Ozório
(31) 97123-5520
Leandra Valadares
(31) 98281-3034
Contatos exclusivos para relacionamento com jornalistas. Para outros assuntos, você deve procurar o nosso Fale conosco. Para oportunidades de emprego, clique aqui.

Conteúdos
audiovisuais

Reunimos aqui fotos, vídeos e infográficos sobre nossas atividades e operações.

Acessar
Obrigado pelo contato! Retornaremos em breve.

Cadastro
de jornalistas

Preencha o formulário com seus dados para se registrar e receber notícias sobre a Samarco.