Samarco orienta moradores de Padre Fialho sobre Plano de Ação de Emergência para Barragens - Samarco Mineração
28/06/22
Samarco orienta moradores de Padre Fialho sobre Plano de Ação de Emergência para Barragens
Compartilhar esta notícia

Nesse domingo (26/06) foi a vez da comunidade do distrito de Padre Fialho, em Matipó, participar do seminário orientativo sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) Barragem EBII.A ação foi promovida pela Samarco, em parceria com a Defesa Civil de Matipó e o Corpo de Bombeiros Militar de Manhuaçu.

O seminário foi realizado no salão paroquial de Padre Fialho e teve como principais objetivos explicar o PAEBM e orientar a população para o caso de situações de emergência da estrutura, visando aumentar a capacidade de resposta na preservação da vida.

A especialista em riscos da Samarco, Melissa Manger, lembrou que o seminário é uma oportunidade de dialogar e apresentar às comunidades a forma com que a empresa gerencia os processos de segurança geotécnica, e uma das bases para preparação dos simulados práticos de emergência.

“É um passo importante para termos proximidade com a comunidade, um momento de diálogo para comunicar sobre as áreas de risco, esclarecer as dúvidas, informar sobre a rotas de fuga e pontos de encontro, além de orientar sobre como preservar a sinalização. Como próximo passo, estamos nos preparando para a realização de simulados práticos nas comunidades, previstos para ocorrerem ainda neste ano”, afirmou Melissa. O seminário orientativo já foi realizado em Ponte do Gama, no dia 12 de junho, e no distrito de Camargos, no dia 14 de maio.

Estruturas estáveis

Nos últimos anos, a Samarco ampliou o Sistema Integrado de Segurança com o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), que monitora suas estruturas geotécnicas 24 horas por dia, sete dias por semana. O Centro conta com cerca de 1.500 equipamentos de última geração, que transmitem os dados em tempo real para uma equipe especializada, formada por técnicos e engenheiros especialistas responsáveis por realizar inspeções visuais e interpretação sistemática dos resultados dos instrumentos automáticos e manuais. O monitoramento geotécnico é realizado de acordo com as principais práticas de segurança da engenharia e de forma integrada. As estruturas também são acompanhadas por auditorias independentes e possuem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE).

Fonte: Divulgação Samarco


Compartilhar esta notícia



Contatos para
a imprensa

A assessoria de imprensa da Samarco está à disposição para receber sua demanda. Caso precise, entre em contato pelos e-mails e telefones abaixo, de preferência informando também os seus contatos e o prazo para atendimento.
  imprensa@samarco.com
  (31) 3269-8844
  (31) 3269-8857
  (31) 3269-8929
Adriana Valério
(31) 98408-0249
Ana Carolina da Silva
(31) 97123-5520
Débora Ozório
(31) 97217-3181
Leandra Valadares
(31) 98281-3034
Contatos exclusivos para relacionamento com jornalistas. Para outros assuntos, você deve procurar o nosso Fale conosco. Para oportunidades de emprego, clique aqui.

Conteúdos
audiovisuais

Reunimos aqui fotos, vídeos e infográficos sobre nossas atividades e operações.

Acessar
Obrigado pelo contato! Retornaremos em breve.

Cadastro
de jornalistas

Preencha o formulário com seus dados para se registrar e receber notícias sobre a Samarco.


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Autilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.