A Samarco marcou presença na 2ª Semana de Desenvolvimento Econômico de Ouro Preto (SDE 2024), que aconteceu de 18 a 21 de setembro no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Durante os quatro dias, o evento recebeu cerca de cinco mil pessoas e foi uma oportunidade para discutir e promover o desenvolvimento sustentável e a inovação econômica da região. Especialistas, acadêmicos, empresários e representantes do governo compartilharam conhecimentos e experiências em áreas como empreendedorismo, sustentabilidade, tecnologia e políticas públicas. O encontro fomentou o debate sobre os desafios econômicos e apresentou soluções para impulsionar o crescimento local.
“Esse é um evento intersetorial muito importante por possibilitar discussões sobre o território, gerar negócios e atrair investimentos. E é isso que precisamos: integrar os setores público e privado e a sociedade civil, além de contar com o apoio de empresas, como a Samarco, para buscar a diversificação econômica e o fortalecimento da mineração”, comentou o diretor executivo da Agência de Desenvolvimento Econômico e Social dos Inconfidentes e Alto Paraopeba (Adesiap), Denis Donato.
A moradora de Ouro preto, Priscila Alves Ansaloni, esteve presente nas duas edições do evento. “Nesse ano, percebemos avanços como o maior número de expositores e uma variedade de conteúdo para apoio aos empreendedores locais”, disse. E destacou: gostei de conhecer melhor a Samarco. É conhecendo que a gente passa a valorizar”, declarou.
O especialista em Relações Socioinstitucionais, Guilherme Louzada, participou da abertura e reforçou a importância da empresa participar do seminário e as ações da companhia para contribuir com o desenvolvimento sustentável da região. “Temos trabalhado em iniciativas de diversificação econômica em Ouro Preto e Mariana, como o Plano de Apoio à Diversificação Econômica (Pade), auxiliando na formação de uma governança que estabeleceu eixos de desenvolvimento e maneiras de promover o direcionamento de recursos para projetos e iniciativas com essa finalidade. Um dos nossos objetivos é diminuir a minerodependência, desenhando, desde agora, um futuro viável e sustentável para os municípios que hoje vivem da mineração, a partir do desenvolvimento de setores da economia que eles têm vocação e potencialidade”, destacou.
Guilherme lembrou, ainda, que o Programa Força Local, iniciativa que visa contribuir com o desenvolvimento socioeconômico nos territórios onde a Samarco atua em Minas Gerais e Espírito Santo, também incentiva as empresas locais a se tornarem aptas a atender demandas além da mineração. “Em relação às ações de diversificação econômica, em breve, se inicia o apoio ao reconhecimento de produtos com a Denominação de Origem, fortalecendo os arranjos produtivos autênticos e típicos da região. A exemplo de outras iniciativas que valorizam o local de produção, como o Queijo Canastra, estão sendo identificados produtos para desenvolvimento tanto em Mariana quanto em Ouro Preto”, disse. A Samarco foi uma das patrocinadoras do evento e esteve presente desde a primeira edição.
Durante o evento, lideranças de Ouro Preto reafirmaram o propósito de investir na diversificação econômica do município para se integrar de vez a outras cidades com características similares na busca pelo desenvolvimento regional sustentável. Um dos destaques da programação aconteceu logo no primeiro dia com a palestra "Sustentabilidade e Cenários Econômicos", ministrada pela ex-apresentadora da Rede Globo, Giuliana Morrone, que instigou a comunidade ouro-pretana a refletir sobre sua relação com o meio ambiente.
Crédito: Arquivo Samarco.