Samarco participa de discussões sobre ESG na mineração - Samarco Mineração
05/09/22
Samarco participa de discussões sobre ESG na mineração
Compartilhar esta notícia

O presidente da Samarco, Rodrigo Vilela, participou das discussões sobre os avanços da agenda ESG (sigla em inglês para meio ambiente, sociedade e governança), durante evento promovido pelo Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), nesta segunda-feira (05/09). O encontro reuniu representantes de empresas e do terceiro setor para avaliação do balanço e de dados que mostram a atuação do setor com relação às metas ESG.

Vilela destacou que as boas práticas são fundamentais para promoção do desenvolvimento local, regional e mundial e lembrou a importância da compensação florestal, realizada além da legislação. Ele ressaltou que a área protegida pela Samarco representa cinco vezes a área ocupada.

“Outro ponto é a questão da água, que é fundamental para o mundo. Para retomarmos nossas operações no final de 2020, construímos um sistema de filtragem com o principal objetivo de não utilizar barragens de rejeito. Com isso, conseguimos recirculação da água em mais de 90% em nosso processo, além da redução do uso da energia elétrica”, disse.

Para o presidente da Samarco, a governança é fundamental e deve transcender questões da legislação. “Precisamos expandir o conceito de Compliance e ter o foco na ESG como vantagem de geração de valor. ESG é a base de sustentação da estratégia de gestão e valor para as comunidades. A Samarco está comprometia com o Ibram e com a decisão de contribuir para uma transformação. Isso faz parte do processo de fazer uma mineração diferente e vamos utilizar todas as ferramentas de gestão necessárias”, frisou Vilela.

Ações sustentáveis

A Samarco divulgou em agosto deste ano o Relatório de Sustentabilidade 2021, que apontou os resultados das práticas realizadas e alinhadas à pauta ESG, ao Pacto Global, aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, ao Conselho Internacional de Mineração e Metais (ICMM) e à Carta de Compromisso do Ibram. A Declaração de Compromisso com a Sustentabilidade foi lançada no ano passado.



Compartilhar esta notícia



Contatos para
a imprensa

A assessoria de imprensa da Samarco está à disposição para receber sua demanda. Caso precise, entre em contato pelos e-mails e telefones abaixo, de preferência informando também os seus contatos e o prazo para atendimento.
  imprensa@samarco.com
  (31) 3269-8844
  (31) 3269-8857
  (31) 3269-8929
Adriana Valério
(31) 98408-0249
Ana Carolina da Silva
(31) 97123-5520
Débora Ozório
(31) 97217-3181
Leandra Valadares
(31) 98281-3034
Contatos exclusivos para relacionamento com jornalistas. Para outros assuntos, você deve procurar o nosso Fale conosco. Para oportunidades de emprego, clique aqui.

Conteúdos
audiovisuais

Reunimos aqui fotos, vídeos e infográficos sobre nossas atividades e operações.

Acessar
Obrigado pelo contato! Retornaremos em breve.

Cadastro
de jornalistas

Preencha o formulário com seus dados para se registrar e receber notícias sobre a Samarco.


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Autilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.