A Samarco participou do Demoday do M-Start Ciclo 8, promovido pelo Mining Hub, nessa quarta-feira (23/11). Durante o encontro, a startup Getter - Amplified Industry - apresentou a prova de conceito desenvolvida para o desafio proposto pela empresa: “Como realizar o monitoramento de atividades padronizadas e identificar desvios de comportamento? ”, relacionado à temática saúde e segurança ocupacional.
O desenvolvimento da solução inovadora teve início em julho deste ano pela equipe da Startup, em parceria com técnicos da Samarco. A atividade escolhida foi o içamento de carga com veículos guindauto, no almoxarifado do Complexo de Germano, em Mariana (MG).
“A solução, testada em campo, nos garante identificar possíveis desvios dos profissionais envolvidos ou não diretamente na atividade que porventura cheguem próximo ou adentrem a área de risco de queda da carga e, dessa forma, alertar com aviso sonoro e luminoso inibindo o desvio. Essa solução poderá ser aplicada em larga escala não somente no segmento de mineração." Como ressaltou o gerente de Segurança do Trabalho da unidade de Germano e Projetos, Bruno Rezende Costa.
Após a apresentação dos resultados das provas de conceito, as mineradoras associadas participaram do Speed Dating, momento destinado à apresentação detalhada das soluções propostas para os desafios do M-Start Ciclo 8, relacionados aos temas descarbonização, deficiência operacional, fontes de energia alternativas, gestão de água, gestão de resíduos e rejeitos e saúde e segurança ocupacional.
