Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Reparação

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais
04/03/24

Samarco promove oficinas de fotografia e de oratória em distritos de Mariana e Ouro Preto

Cerca de 60 moradores de Camargos, Santa Rita Durão e Antônio Pereira participaram dos encontros no fim de semana

Moradores dos distritos de Camargos e Santa Rita Durão, em Mariana, e de Antônio Pereira, em Ouro Preto, foram envolvidos em oficinas de fotografia e de técnicas de comunicação e oratória, respectivamente, no último final de semana, 24 e 25 de fevereiro. Cerca de 60 pessoas participaram dos encontros promovidos pela Samarco, conforme a temática escolhida durante reuniões com as comunidades no ano passado.

“ A capacitação territorial é essencial para fortalecer as comunidades locais, contribuindo para que os moradores se sintam mais preparados a serem agentes ativos em seus territórios. Por meio desse processo de empoderamento é que se potencializa a autogestão, a inovação local e a promoção do bem-estar coletivo. A ação está alinhada ao nosso propósito de compartilhar valor com os territórios que nos recebem”, destacou o analista de Relações Institucionais da Samarco, Rodolfo Fernandes, que acompanhou a oficina em Antônio Pereira.

Nos distritos marianenses de Santa Rita Durão, na Escola Municipal Sinhô Machado, e em Camargos, no restaurante da Vaninha, os moradores aprenderam técnicas de fotografia com o profissional Marco Terranova. Na oportunidade, as pessoas percorreram as ruas do distrito para realizar atividades práticas.

“A oficina foi essencial até mesmo para as pessoas da comunidade reconhecerem o valor e a história do lugar. Aprendemos muito e esperamos ter novas oportunidades de cursos. Foi uma experiência incrível em que a gente pôde aperfeiçoar e observar o valor da comunidade”, destacou a estudante de Santa Rita Durão, Franciele Aparecida Carneiro, que participou da Oficina de Fotografia.

Em Antônio Pereira, os moradores contaram com a oficina de Técnicas de Comunicação e Oratória, conduzida pela jornalista Janice Caetano.

O presidente da Associação de Moradores de Antônio Pereira, Wemerson Rodrigues, ressaltou a importância da iniciativa. “Estivemos no curso de oratória e foi muito satisfatório esse momento que passamos juntos. Estou levando para casa uma bagagem de conhecimento. Vejo a importância desse curso para a comunidade, porque hoje estamos falando com diversas pessoas. Esse curso de oratória irá nos auxiliar a otimizar os momentos de fala, para que a gente possa se expressar da melhor forma e reivindicar melhorias para o distrito e para nossa comunidade”, ressaltou.

Alunos (as) durante a oficina de oratório em Antônio Pereira - Foto Créditos: Marco Terranova
Alunos (as) durante a oficina de fotografia em Santa Rita Durão - Foto Créditos: Divulgação Samarco