Samarco reconhece projetos de inovação apresentados por empregados e empregadas - Samarco Mineração
07/04/22
Samarco reconhece projetos de inovação apresentados por empregados e empregadas
Compartilhar esta notícia

A Samarco voltou a promover o Evento Anual de Reconhecimento, nesta quarta-feira (06/04), que reconheceu e premiou iniciativas dos programas Ideias de Valor e Redução de Custos. As equipes de empregados (as) participantes da ação apresentaram as suas propostas que foram submetidas a avaliação de uma banca técnica e à votação de empregados (as) que elegeram o Melhor da Galera, para os dois programas. A iniciativa faz parte do Movimento de Inovação lançado no último mês.    

“O nosso intuito é reconhecer as pessoas e convidar todos e todas a se juntarem ao Movimento pela Inovação. A ideia é essa, gerar um movimento que seja conjunto.  A Inovação, o traço cultural que queremos fomentar com esse evento é muito importante para a sustentabilidade do nosso negócio e do propósito de fazer uma mineração diferente, mais segura e sustentável”, destacou o presidente da Samarco, Rodrigo Vilela.       

No programa Ideias de Valor foram selecionados dez projetos, após avaliação do comitê interno, que analisou os trabalhos durante cinco meses. Dessas, cinco ideias receberam a premiação. Foram considerados critérios como originalidade, impactos e benefícios, resultados e sustentabilidade. No total, foram implantadas 237 propostas de junho de 2020 a junho de 2021.   

 O Programa de Redução de Custos visa promover melhorias no combate ao desperdício, otimização do consumo e redução dos serviços contratados. Foram avaliados critérios como retorno econômico alcançado, aplicação de metodologia, aderência aos traços culturais e qualidade da apresentação. Do total de 13 projetos, desenvolvidos ao longo de 2021, cinco foram apresentados para a classificação entre a 1ª e a 5ª posição.      

Ana Maria é uma das empregadas premiadas. Ela apresentou o projeto “Automatização da análise de mineralogia e redução do erro do teste através de script de análise de imagens”. Estou muito feliz! Foi um trabalho desenvolvido com muito amor e dedicação. Tenho muita honra em fazer parte da empresa, pelas oportunidades que tive e pelo apoio que recebi da gestão e da equipe que trabalhou comigo. É uma satisfação em todos os sentidos. Foram anos de estudos e dedicação para chegar até aqui. É um reconhecimento”, comemorou. 

A banca de avaliação foi composta pelo Head de Inovação Corporativa da IEBT, Rafael Pelli, pelo gerente de Inteligência de Negócios Digitais e Inovação da Águia Branca, Jadson Picoretti e pelo diretor de Inovação da Metal7 – Canadá, e ex-empregado da Samarco, Alexandre Gonçalves. Durante o evento, a Samarco lançou o Programa de Melhoria Contínua, que visa promover avanços nas áreas operacionais e de suporte da empresa, entre as ações do Movimento pela Inovação.       

Projetos premiados:      

Ideias de Valor  

1º lugar: Adilson Bernardo (GPU) - Desenvolvimento de sistema de enclausuramento das torres de transferência  

2º lugar: Ana Maria Guilherme (GEA) - Automatização da análise de mineralogia e redução do erro do teste através de script de análise de imagens  

3º lugar: Ana Maria Guilherme (GEA) - Determinação automática do tipo de corrosão através da medida do diâmetro da cavidade de corrosão em microscópio ótico  

4º lugar: Hamilton Portela (GMG) - Sistema de adução de água para concentrador III  

5º lugar:  Magno Charles (GMI) - Monitoramento remoto de potencial de proteção catódica  

Melhor da Galera – Hamilton Portela (GMG): Sistema de adução de água para concentrador III  

Redução de custos:   

1º lugar: Ana Maria Guilherme – Otimização da matriz de insumos com utilização de estoques  

2º lugar: Sérgio Luis Vasconcelos – Redução do consumo de energia elétrica em Germano  

3º lugar:  Fabrício Hupp - Redução de perdas de tempo de manutenção em Ubu  

4º lugar:  Airton Antônio – Redução dos custos com aluguel de equipamentos móveis em Germano  

5º lugar: Leandro Ferreira Pacheco - Redução de custo nos laboratórios de Engenharia de Processo  

Melhor da Galera - Leandro Ferreira Pacheco - Redução de custo nos laboratórios de Engenharia de Processo  

Movimento pela Inovação      

O Movimento pela Inovação reforça a mobilização da empresa para avançar em seu propósito de fazer uma mineração diferente, mais sustentável e segura. Uma série de ações serão realizadas para apoiar empregados (as) na compreensão do que é a inovação para a Samarco, assim como para facilitar a adoção de práticas institucionais que contribuam para novas soluções. Estão inseridas no Movimento pela Inovação as ações do programa de Diversidade, Equidade e Inclusão.  A implantação do mineroduto, da filtragem, do Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI) e a gestão de barragens são alguns exemplos de projetos de inovação já em andamento. O Movimento é um importante marco para a evolução cultural.      



Compartilhar esta notícia



Contatos para
a imprensa

A assessoria de imprensa da Samarco está à disposição para receber sua demanda. Caso precise, entre em contato pelos e-mails e telefones abaixo, de preferência informando também os seus contatos e o prazo para atendimento.
  imprensa@samarco.com
  (31) 3269-8844
  (31) 3269-8857
  (31) 3269-8929
Adriana Valério
(31) 98408-0249
Ana Carolina da Silva
(31) 97123-5520
Débora Ozório
(31) 97217-3181
Leandra Valadares
(31) 98281-3034
Contatos exclusivos para relacionamento com jornalistas. Para outros assuntos, você deve procurar o nosso Fale conosco. Para oportunidades de emprego, clique aqui.

Conteúdos
audiovisuais

Reunimos aqui fotos, vídeos e infográficos sobre nossas atividades e operações.

Acessar
Obrigado pelo contato! Retornaremos em breve.

Cadastro
de jornalistas

Preencha o formulário com seus dados para se registrar e receber notícias sobre a Samarco.


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Autilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.