Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Fornecedores

Veja mais

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Imprensa

Veja mais

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Recuperação Judicial

Veja mais

Iniciamos o nosso processo de recuperação judicial em abril de 2021, de forma a resguardar a empresa e nossos ativos enquanto buscamos, com transparência e em um ambiente legal adequado, renegociar nossa dívida com os credores financeiros internacionais.

Contato

Veja mais

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Segurança e Inovação

A segurança é o valor inegociável da Samarco, que tem se dedicado à gestão ampla e eficiente de riscos e à promoção de um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e saudável. Além de campanhas e ferramentas de prevenção de acidentes, são desenvolvidos projetos e programas voltados para a valorização da saúde física e psicossocial dos empregados. A empresa fortaleceu seu Sistema Integrado de Segurança, investindo em engenharia robusta e tecnologia de ponta, como o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), para monitoramento de suas estruturas geotécnicas 24 horas por dia, sete dias por semana. O CMI conta com equipamentos de última geração, que transmitem os dados em tempo real para uma equipe especializada, formada por técnicos e engenheiros especialistas. Também são realizadas inspeções periódicas em campo.

Quer conhecer mais sobre o CMI? Confira no vídeo:

Conheça alguns dos equipamentos do CMI

Radares

Identificam variações mínimas de deslocamentos nas superfícies das estruturas.

Satélites (InSAR)

Permitem a detecção de movimentações em áreas extensas.

Drones

Auxiliam nas inspeções em áreas de difícil acesso.

Piezômetros

Monitoram o nível de pressão interna das estruturas.

Inclinômetros

Medem deformações e deslocamentos horizontais abaixo do solo.

Acelerômetros

Para monitoramento de vibrações no solo.

Estação Robótica

Identifica com precisão deslocamentos horizontais e verticais

Estação Meteorológica

Monitora as condições climáticas.

Medidores de vazão

Para controle do volume de água na saída das estruturas.

Anterior
Próximo

As formas de monitoramento da Samarco vão além das exigidas pela legislação, conforme as melhores práticas nacionais e internacionais. As barragens, que estão em processo de descaracterização, são avaliadas mensalmente por auditorias independentes e possuem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE).

 

A empresa também possui um Sistema de Emergência orientado pelas normas e procedimentos que compõem o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), com sirenes instaladas e testadas mensalmente, fortalecendo a cultura de segurança e prevenção nas comunidades.

 

Além dos simulados periódicos envolvendo os empregados, a Samarco apoia as Defesas Civis municipais e demais órgãos na realização de simulados, com o objetivo de capacitar a população e as instituições públicas sobre como proceder em situação de emergência.

u73

Novas tecnologias para destinação de rejeitos

A Samarco segue firme em seu compromisso de investir em tecnologias que possibilitem a destinação de rejeitos de forma mais segura e sustentável. Além de introduzir novas soluções ao seu processo produtivo, vem desenvolvendo estudos e parcerias para aproveitamento dos rejeitos gerados. A utilização de reservatórios confinados, sem barramentos construídos artificialmente, é uma das formas mais seguras atualmente para disposição de rejeitos. Por isso, a empresa realizou obras de adequação na Cava Alegria Sul, no Complexo de Germano, estrutura de contenção natural rochosa, anteriormente utilizada para a retirada do minério de ferro.

 

A cava, um espaço confinado, foi ampliada por meio de escavação e recebeu dois sistemas de bombeamento, um para recebimento da lama e o outro para recuperação da água. A estrutura funciona da seguinte forma: após os processos de deslamagem e de espessamento, a lama é direcionada ao reservatório, onde sedimenta e se acomoda. A água resultante da decantação é bombeada para ser tratada e reutilizada no processo produtivo.

 

A Cava Alegria Sul recebe apenas 20% do volume de rejeitos. Para destinação do restante, a Samarco investiu em outra solução inovadora e segura: o sistema de filtragem.

 

O rejeito arenoso, que representa 80% do total gerado após o beneficiamento do minério de ferro, é bombeado do espessador até a filtragem. Com a retirada da água, ele passa a ter um alto teor de sólidos, o que permite o empilhamento a seco. Assim como ocorre com a cava, toda a água extraída é recirculada no processo produtivo.

 

A pilha de rejeitos arenosos filtrados está localizada próxima à cava e possui um sistema de drenagem que aumenta sua segurança. As estruturas de disposição são monitoradas por instrumentos 24 horas por dia, 7 dias por semana.

u77

Aproveitamento de rejeitos

A segurança é o valor inegociável da Samarco, que tem se dedicado à gestão ampla e eficiente de riscos e à promoção de um ambiente de trabalho cada vez mais seguro e saudável. Além de campanhas e ferramentas de prevenção de acidentes, são desenvolvidos projetos e programas voltados para a valorização da saúde física e psicossocial dos empregados. A empresa fortaleceu seu Sistema Integrado de Segurança, investindo em engenharia robusta e tecnologia de ponta, como o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI), para monitoramento de suas estruturas geotécnicas 24 horas por dia, sete dias por semana. O CMI conta com equipamentos de última geração, que transmitem os dados em tempo real para uma equipe especializada, formada por técnicos e engenheiros especialistas. Também são realizadas inspeções periódicas em campo.

Pavimentação de baixo custo

Em parceria com a startup EcoMud, a lama gerada no processo produtivo pode ser usada como matéria-prima para uma pavimentação resistente, de baixo custo e capaz de preservar o aspecto natural do solo. A solução já foi aplicada em algumas áreas do Complexo de Germano, em Minas Gerais. Já para o rejeito arenoso existem estudos avançados mostrando que ele pode ser aproveitado na base e no revestimento da pavimentação asfáltica.

Calçamento em Guarapari (ES)

Em 2013 e 2014, foram utilizados blocos intertravados feitos com 30% de rejeito arenoso no calçamento do bairro Porto Grande, em Guarapari, e de algumas áreas de unidades industriais da Samarco.

Bancos de madeira plástica

Por ser inorgânico, o pigmento da lama é considerado mais durável para dar coloração às madeiras produzidas com aparas de plástico e fibras vegetais. Assim foram construídos diversos bancos de madeira plástica presentes nos complexos de Germano e Ubu.

Be Green

O rejeito da Samarco está presente na primeira fazenda urbana da América Latina, localizada no Boulevard Shopping, em Belo Horizonte. A partir de uma parceria firmada em 2017, o rejeito arenoso fornecido deu origem a blocos intertravados, usados na pavimentação do local, e a lama foi utilizada nas madeiras plásticas, com as quais foram fabricados os decks, mesas e cadeiras que compõem o espaço.

Anterior
Próximo

Segurança e Inovação – Pilar da Estratégia de Sustentabilidade

Com o propósito de fazer uma mineração diferente e sustentável, temos a Segurança e Inovação como um dos pilares estratégicos da nossa Declaração de Sustentabilidade.

 

Valorizar a vida ao identificar, prevenir e monitorar perigos e riscos relacionados à saúde e à segurança de todos os seres vivos.

 

Perseguir a excelência no uso de tecnologias habilitantes que aprimorem a capacidade de transformar e inovar, buscando assegurar a perenidade do negócio e o compartilhamento de valor e conhecimento com nossos públicos.

 

Unir forças com mineradoras e outros atores conectados à inovação e ao empreendedorismo para buscar soluções conjuntas que contribuam para a evolução da nossa atividade e da construção de um legado próspero para a sociedade.

Inovação aberta: um dos caminhos para pensar e construir a mineração do futuro

Contar com a experiência e a expertise de outras pessoas para desenvolver e implementar soluções para desafios comuns do setor é a nossa proposta, quando pensamos em inovação aberta.

 

Por isso, desde que foi criado, somos uma das mineradoras parceiras do Mining Hub – o maior hub de inovação aberta do setor de mineração do mundo, que tem a participação de mineradoras, fornecedores, startups, pesquisadores, investidores e do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

 

O Mining Hub busca desenvolver soluções inovadoras de forma colaborativa, dentro das temáticas eficiência operacional, gestão de água, gestão de resíduos e rejeitos, saúde e segurança operacional, fontes de energias alternativas, desenvolvimento social e descarbonização.

 

Mais recentemente, em 2021, também firmamos parceria com o hub de inovação da indústria capixaba, Findeslab.

 

Desafio MinerAL

Além destas iniciativas, a Samarco desenvolveu o Desafio MinerALL, uma parceria com a aceleradora Neo Ventures e com o apoio da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), do INCT Midas – projeto do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia – e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN).

 

Em sua primeira edição, sua proposta foi modelar negócios e escalonar soluções capazes de direcionar o aproveitamento de rejeitos de maneira sustentável, para outros mercados. Assim, o Desafio visa construir uma ponte entre as tecnologias e o mercado, por meio do empreendedorismo universitário, para o desenvolvimento de territórios mineradores.

 

Conheça o vídeo da primeira edição do Desafio Minerall.

 

Samarco_img_01_470x470

Saiba mais sobre a Sustentabilidade da Samarco em: