Para nós da Samarco, a sustentabilidade é uma oportunidade de colocar em prática nosso propósito de fazer uma mineração diferente e sustentável, capaz de gerar resultados e construir valor para sociedade, respeitando a vida de todos os seres e o meio ambiente.

Por meio de nossa visão, estratégia e ações para a sustentabilidade, acreditamos que é possível transformar recursos minerais em valor de forma responsável e ética, visando a convivência harmoniosa com comunidades anfitriãs e os demais públicos com os quais coexistimos nos territórios.

Nosso desejo de contribuir para o desenvolvimento sustentável está fundamentado no uso consciente e planejado de bens e serviços ambientais, atentos aos limites e à capacidade de regeneração da natureza. Pretendemos evoluir sempre, aprendendo com os desafios e somando esforços na busca pelo equilíbrio entre os interesses do negócio e as necessidades atuais da sociedade e das futuras gerações.

Nesse sentido, estamos engajados na mitigação e compensação dos impactos negativos, no fomento dos benefícios das nossas atividades e no cuidado nas relações humanas por meio do diálogo contínuo com os atores da nossa cadeia de valor.

GOVERNANÇA E
CULTURA
ORGANIZACIONAL

Buscamos evoluir rumo a uma Mineração Diferente, em parceria com nossos empregados e os diversos públicos com os quais nos relacionamos. Além dos nossos valores e traços culturais, o nosso compromisso com a Sustentabilidade segue pautado pelos pilares Relações Sociais, Meio Ambiente, Segurança e Inovação.

RELAÇÕES
SOCIAIS

Assegurar e disseminar os direitos humanos, criando oportunidades iguais, incorporando perspectivas inclusivas no ciclo de vida dos nossos empreendimentos, com diversidade e inclusão dentro e fora da Samarco.

Investir na capacitação profissional como fundamento para o desenvolvimento humano e comunitário, fomentando o trabalho decente e íntegro.

Estar permanentemente aberta ao diálogo ativo, buscando sinergia entre os interesses locais, as demandas coletivas e a visão das instituições e autoridades competentes, pactuando uma agenda comum que considere as responsabilidades, as limitações e o potencial da Samarco em contribuir para transformações sustentáveis nos territórios.

Exercer uma mineração cada vez mais ética, com metas claras de atuação, canais acessíveis de comunicação contínua e transparência na divulgação do nosso desempenho e de desafios.

MEIO
AMBIENTE

Atuar fortemente na reconstrução das relações sociais e ambientais, reduzindo a geração de poluição e resíduos, aprimorando a eficiência hídrica e energética e construindo resiliência em relação às mudanças climáticas.

Conservar e proteger a biodiversidade, monitorando de forma constante a fauna e a flora de nossa área de influência e contribuindo com a preservação em caráter permanente de áreas verdes para as gerações atuais e futuras.

Operar de forma responsável no uso dos recursos naturais, com atenção aos limites e à capacidade de regeneração da natureza, aos serviços ecossistêmicos e à qualidade de vida daqueles que deles usufruem.

SEGURANÇA
E INOVAÇÃO

Valorizar a vida ao identificar, prevenir e monitorar perigos e riscos relacionados à saúde e à segurança de todos os seres vivos.

Perseguir a excelência no uso de tecnologias habilitantes que aprimorem a capacidade de transformar e inovar, buscando assegurar a perenidade do negócio e o compartilhamento de valor e conhecimento com nossos públicos.

Unir forças com mineradoras e outros atores conectados à inovação e ao empreendedorismo para buscar soluções conjuntas que contribuam para a evolução da nossa atividade e da construção de um legado próspero para a sociedade.