Startup Beyond Mining apresenta solução para predição de sílica online - Samarco Mineração
29/07/22
Startup Beyond Mining apresenta solução para predição de sílica online
Compartilhar esta notícia

Na última quarta-feira (27/07) ocorreu o Demoday do M-Start 7, uma iniciativa do Mining Hub para inovação no setor mineral. Depois de passar pelo desenvolvimento de provas de conceito nos últimos meses, as startups selecionadas apresentaram suas soluções para os desafios lançados pelas mineradoras no encontro que aconteceu no formato híbrido. Neste ciclo lançamos o desafio "Softsensor para predição de sílica online", onde buscamos um sistema confiável e de baixo custo capaz de estimar o valor de sílica no processo de flotação em intervalos de tempo curtos. A startup que esteve conosco desenvolvendo um modelo de predição foi a Beyond Mining.

Já na quinta-feira (28/07) representantes de mineradoras e fornecedores associados ao Mining Hub participaram de uma atividade dedicada a novas conexões. No encontro foi possível conhecer mais sobre as tecnologias testadas e suas possibilidades além de poder ampliar sua rede de contatos.

Para Anatelli Heringer, engenheira trainee na Samarco, que participou do encontro no dia 27, trabalhar com a Beyond Mining foi uma experiência com grandes aprendizados. "Conseguimos promover um excelente ambiente de cooperação e criatividade entre Samarco e Beyond. Desenvolvemos um modelo de “machine learning” para integrar ao nosso sistema de automação e predizer o teor de sílica presente no minério de ferro. Isso possibilita maior agilidade na tomada de decisões do time de operação, no controle do processo de flotação. A história que escrevemos nesse ciclo faz parte de mais um degrau rumo a uma mineração diferente e sustentável", contou Anatelli.

“Participar do Demoday do M-Start 7 foi muito bom. Além de assistirmos a Beyond Mining apresentando o conceito desenvolvido para nosso desafio de predizer sílica por softsensor, quatro soluções desenvolvidas para outras mineradoras nos chamaram a atenção e por isso marcamos sessões de Speed Dating. Essa é a mágica do Mining Hub, tratar os desafios do setor de forma conjunta e colaborativa”, pontuou Alessandra Prata, engenheira e líder de Inovação na Samarco.

Uma vez testado o conceito é preciso definir como se dará integração do modelo com os sistemas da empresa e discutir as formas de venda da solução para que ela possa ser implementada brevemente.

M-Start e Mining Hub
O M-Start é um programa realizado pelo Mining Hub com o propósito de desenvolver e testar novas tecnologias para solucionar desafios comuns do setor de mineração. O Mining Hub é o primeiro hub de inovação aberta do setor de mineração do mundo que busca soluções para desafios comuns, integrando mineradoras, fornecedores, startups, pesquisadores e investidores, gerando oportunidades e conexões para diferentes players da mineração.



Compartilhar esta notícia



Contatos para
a imprensa

A assessoria de imprensa da Samarco está à disposição para receber sua demanda. Caso precise, entre em contato pelos e-mails e telefones abaixo, de preferência informando também os seus contatos e o prazo para atendimento.
  imprensa@samarco.com
  (31) 3269-8844
  (31) 3269-8857
  (31) 3269-8929
Adriana Valério
(31) 98408-0249
Ana Carolina da Silva
(31) 97123-5520
Débora Ozório
(31) 97217-3181
Leandra Valadares
(31) 98281-3034
Contatos exclusivos para relacionamento com jornalistas. Para outros assuntos, você deve procurar o nosso Fale conosco. Para oportunidades de emprego, clique aqui.

Conteúdos
audiovisuais

Reunimos aqui fotos, vídeos e infográficos sobre nossas atividades e operações.

Acessar
Obrigado pelo contato! Retornaremos em breve.

Cadastro
de jornalistas

Preencha o formulário com seus dados para se registrar e receber notícias sobre a Samarco.


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Autilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.