Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Reparação

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais
15/05/23

Startups peruanas visitam instalação da Samarco em Mariana

A Samarco recebeu, na última sexta-feira (12/05), startups peruanas que conheceram as instalações do Complexo de Germano, em Mariana (MG). O encontro reuniu representantes de cinco startups: Tumi Robotics, ecobuildtec, Ise Academy, Proximity, Linkminers e da incubadora Nexum. A visita foi acompanhada por Juliana Grace Bendezú Quispe do setor de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Embaixada do Peru, em Brasília, pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil em Lima, e o Mining Hub.

O principal objetivo foi incentivar a troca de experiências entre os ecossistemas de inovação dos dois países. No segundo semestre deste ano será a vez de startups brasileiras apresentarem seus negócios e conhecer empresas do setor em Lima (Peru).

Os (as) visitantes conheceram a Cava Alegria Sul, a Pilha de Disposição de Estéril e Rejeitos (PDER), o processo de filtragem e o Centro de Monitoramento e Inspeção (CMI). O CMI faz parte do Sistema Integrado de Segurança da empresa, que conta com cerca de 1.700 equipamentos como câmeras, radares, piezômetros para o monitoramento das estruturas geotécnicas. Juliana Bendezú considerou essa tecnologia como exemplo interessante para novos projetos não somente na iniciativa privada, mas em estatais.

O fundador de Ise Academy, Kevin Prieto, destacou as iniciativas que chamaram sua atenção. “ A inovação. A plataforma desenvolvida para monitorar a geotecnia das operações e segurança com que trabalham. A terceira é o tamanho da operação que gerenciam. Este dia me rendeu muito aprendizado”, ressaltou Kevin.

Foram apresentados também projetos institucionais com foco na gestão de inovação da Samarco, que vem investindo em tecnologias inovadoras, conforme o propósito de fazer uma mineração diferente, mais segura e sustentável. "É gratificante ter essa oportunidade de apresentar a forma como trabalhamos, o nosso processo de produção e, sobretudo, compartilhar as nossas iniciativas inovadoras para essas startups que representam muito, em termos de soluções para desafios futuros do nosso setor", destacou a líder de Inovação da Samarco e presidente do Mining Hub, Alessandra Prata.

O encontro contou com a participação do gerente de Desenvolvimento do Negócio e Inovação, Bruno Pimentel, do diretor executivo do Mining Hub, Leandro Rossi. Também estiveram presentes as representantes da Nexum, incubadora da PUC (Lima), Maria Fernanda Silva Montoya e Anita Olenka Donaire Yungbluth.

Mining Hub

É o primeiro hub de mineração do mundo que conta com 38 empresas associadas do setor, sendo 22 mineradoras e 16 fornecedores. Em janeiro deste ano a Samarco, que integra do hub desde sua concepção assumiu a presidência, representada por Alessandra Prata.

O Mining Hub criou recentemente programas como o M-Impact, para busca de soluções que impactam a cadeia da mineração, com foco nas pessoas, comunidades e sociedade; o M-Science que visa parcerias com universidades, instituições de pesquisa, Centros de Inovação para o desenvolvimento de projetos sustentáveis, sobretudo na temática da descarbonização; o M-Future que propõe estudos sobre as tendências de futuro para transformação dos negócios e o M-Academy com o objetivo de influenciar os envolvidos na cadeia de mineração, criando uma cultura de inovação no mercado.

Em abril, a Samarco participou da primeira edição do Mining Innovation Summit, promovido pelo Mining Hub. O evento reuniu representantes de vários empreendimentos e especialistas para discutir sobre futurismo e inovação no setor.