Tecnologia garante mais precisão no controle de disposição de rejeitos na Samarco    - Samarco Mineração
10/05/22
Tecnologia garante mais precisão no controle de disposição de rejeitos na Samarco   
Compartilhar esta notícia

Uma nova tecnologia trouxe avanços para o controle de disposição de rejeitos e estéril na Pilha Alegria Sul, na unidade de Germano, em Mariana (MG). O Geolabor Controle Tecnológico é a nova ferramenta digital utilizada pela Samarco que garante mais precisão e segurança no fluxo de dados geotécnicos da pilha.  A solução foi desenvolvida pelo startup Geolabor para o desafio Controle Geotécnico de Pilha de Rejeito Filtrado, lançado pela Samarco no Mining Hub em 2020. O projeto foi implementado em 2021.    

A Pilha de Disposição de Rejeito e Estéril Alegria Sul foi iniciada em dezembro de 2020.  Desde setembro de 2021, os dados de suas camadas se encontram armazenados na ferramenta, por meio da qual a equipe especializada acompanha o seu desenvolvimento, 24 horas por dia, 7 dias por semana.     

O aplicativo oferece uma base de dados organizada, georreferenciada e categorizada, para entregar os resultados dos ensaios com maior agilidade, além de gerar relatórios gráficos que permitem o acompanhamento de cada camada construída.    

“Entre os principais benefícios, tivemos o incremento na confiabilidade dos resultados dos ensaios, ocasionado   pela utilização de uma ferramenta de cálculo que garante consistência nos valores obtidos além da validação por usuários de acordo com as regras de acesso cadastradas. Otimização de tempo de na geração dos dados e ganho no tempo de análise. Destacamos também a melhoria nos processos da qualidade relacionados ao laboratório, como controle das calibrações dos dispositivos de precisão e atendimento das especificações técnicas dos projetos”, disse a engenheira de Processo, Viviane Aparecida Rezende.  

A partir dos dados e relatórios gerados e armazenados na ferramenta são realizadas análises geotécnicas consolidadas que são apresentadas internamente e para auditores e projetistas. O investimento em inovação está alinhado ao traço cultural da empresa, que tem o   propósito de fazer uma mineração diferente, mais segura e sustentável.      

Mining Hub    

É o primeiro hub de mineração do mundo e conta com mais de 40 empresas associadas da área de mineração. A cada ano, dois ciclos de inovação - o M-Start - são promovidos, quando startups são aceleradas para desenvolver soluções para desafios do setor de mineração do país. O Geolabor foi a solução apresentada para o desafio de Controle Geotécnico de Pilhas de Rejeito na mineração.    



Compartilhar esta notícia



Contatos para
a imprensa

A assessoria de imprensa da Samarco está à disposição para receber sua demanda. Caso precise, entre em contato pelos e-mails e telefones abaixo, de preferência informando também os seus contatos e o prazo para atendimento.
  imprensa@samarco.com
  (31) 3269-8844
  (31) 3269-8857
  (31) 3269-8929
Adriana Valério
(31) 98408-0249
Ana Carolina da Silva
(31) 97123-5520
Débora Ozório
(31) 97217-3181
Leandra Valadares
(31) 98281-3034
Contatos exclusivos para relacionamento com jornalistas. Para outros assuntos, você deve procurar o nosso Fale conosco. Para oportunidades de emprego, clique aqui.

Conteúdos
audiovisuais

Reunimos aqui fotos, vídeos e infográficos sobre nossas atividades e operações.

Acessar
Obrigado pelo contato! Retornaremos em breve.

Cadastro
de jornalistas

Preencha o formulário com seus dados para se registrar e receber notícias sobre a Samarco.


Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Autilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.