03/03/21
Samarco articula iniciativa para a diversificação econômica de Mariana e Ouro Preto
Compartilhar esta notícia

Com o objetivo de fomentar a ampliação das atividades econômicas em Mariana e Ouro Preto para além da mineração, a Samarco elaborou, com diversos públicos e segmentos, um diagnóstico de potencialidades dos municípios. O Plano de Apoio à Diversificação Econômica (PADE) foi apresentado, nos dias 12 e 23 de fevereiro, aos representantes dos poderes públicos dos municípios e instituições municipais.

O estudo foi desenvolvido levando-se em consideração vocações e potencialidades da região, apoiado em ações sustentáveis do ponto de vista econômico, social e ambiental, como explicou o analista de Relações Institucionais da Samarco, Guilherme Louzada.

“Para esse diagnóstico buscamos todas as iniciativas, planos e levantamentos que já existiam nessa região, consolidando as informações num documento que nos dá uma visão das potencialidades para os municípios. Fazer uma mineração diferente contribui para o desenvolvimento dos territórios onde atuamos”, falou.

Guilherme comentou ainda que a metodologia participativa para a formação de um modelo de tomada de decisões é que pode ser considerada o diferencial desta iniciativa. “É fundamental que todo esse trabalho articulado com a participação da Samarco seja feito com o engajamento real de quem atua nessa região”.

Diversificação

O plano identificou cinco eixos estratégicos para diversificação econômica de Mariana e Ouro Preto: Agricultura, Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação, Turismo e aproveitamento de rejeitos.

“Podemos destacar o turismo de serviços, rural, de lazer e contemplação, religioso e cultural, vocação tanto para Mariana quanto para Ouro Preto, uma alternativa econômica. No entanto, outras opções podem ser viáveis, entre elas, o aproveitamento de rejeitos da própria mineração como matéria-prima para a fabricação de vários produtos”, destacou.

Segundo Guilherme, o próximo passo na construção das ações é apresentar e discutir modelos de governança organizada e aberta, envolvendo o poder público, associações e instituições para que todos os atores decidam sobre o que deve ser priorizado e como buscar recursos para viabilizar as ações, para fomentar a diversificação econômica local e gerar impacto na melhoria de vida das comunidades.

Reinício da produção

Com o propósito de fazer uma mineração diferente, apoiada em novas tecnologias e focada na segurança de todo o processo operacional, a Samarco retomou suas operações no final de 2020, com capacidade de produção inicial de cerca de 8 milhões de toneladas de pelotas de minério de ferro por ano, o que representa cerca de 26% de sua capacidade produtiva total.

O reinício aconteceu após a empresa obter licenças ambientais aprovadas por órgãos competentes e incorporar novas tecnologias para disposição final de rejeitos – cava confinada e sistema de filtragem de rejeitos para empilhamento a seco.



Compartilhar esta notícia




Notícias Relacionadas

17/09/21

Samarco participa com dois novos desafios da terceira edição do Findeslab

Continue lendo
31/08/21

Samarco conquista o 1º lugar no prêmio “Lugares Incríveis para Trabalhar” na categoria Mineração, Metalurgia e Siderurgia

Continue lendo
17/08/21

Samarco abre inscrições para o programa de trainee

Continue lendo
13/08/21

Samarco promove webinar “Prevenção e Controle de Incêndios”

Continue lendo
04/08/21

Samarco alcança produção de 4,4 milhões de toneladas de minério de ferro

Continue lendo
21/07/21

Samarco lança estratégia de sustentabilidade e divulga declaração de compromisso

Continue lendo
12/07/21

Força Local realiza primeira rodada de negócios com empresas mineiras e capixabas

Continue lendo
09/07/21

Samarco abre seleção para profissionais com deficiência

Continue lendo

Contatos para
a imprensa

A assessoria de imprensa da Samarco está à disposição para receber sua demanda. Caso precise, entre em contato pelos e-mails e telefones abaixo, de preferência informando também os seus contatos e o prazo para atendimento.
  imprensa@samarco.com
  (31) 3269-8844
  (31) 3269-8857
  (31) 3269-8929
Adriana Valério
(31) 98408-0249
Débora Ozório
(31) 97123-5520
Leandra Valadares
(31) 98281-3034
Contatos exclusivos para relacionamento com jornalistas. Para outros assuntos, você deve procurar o nosso Fale conosco. Para oportunidades de emprego, clique aqui.

Conteúdos
audiovisuais

Reunimos aqui fotos, vídeos e infográficos sobre nossas atividades e operações.

Acessar
Obrigado pelo contato! Retornaremos em breve.

Cadastro
de jornalistas

Preencha o formulário com seus dados para se registrar e receber notícias sobre a Samarco.