Contraste
Acessibilidades Acessibilidade
1 Conteúdo
2 Menu
3 Rodapé

Sobre

Somos uma mineradora brasileira e possuímos uma cadeia produtiva integrada em Minas Gerais e no Espírito Santo. Nosso principal produto são as pelotas de minério de ferro, matéria-prima para produção de aço pela indústria siderúrgica.

Veja mais

Fornecedores

Nossos fornecedores contribuem diretamente com a nossa jornada rumo a uma mineração diferente ao agregar valor às nossas operações. Conheça o compromisso da Samarco com os fornecedores envolvidos na nossa cadeia de valor.

Veja mais

Relações com Investidores

Veja mais

Imprensa

Jornalista, aqui você encontra todas as publicações relacionadas à Samarco. Entre em contato conosco para outras informações.

Veja mais

Contato

O Fale Conosco é um canal de atendimento mais próximo das comunidades. Você pode enviar dúvidas, fazer sugestões, reclamações ou elogios.

Veja mais

Oportunidades

Veja mais

Diálogo como ponto de partida

Nossos públicos são pessoas de diferentes setores, localidades, etnias, gêneros, idades e modos de pensar. Integram o poder público, empresariado, terceiro setor, grupos sociais e comunidades dos municípios vizinhos às nossas operações. Por meio da escuta ativa, procuramos entender e compreender como percebem os impactos negativos e positivos de nossas atividades, relacionando-os com suas necessidades, anseios e as expectativas, respeitando suas individualidades e buscando construir soluções para uma convivência harmoniosa.

 

Esse diálogo é nosso ponto de partida para um relacionamento próximo, transparente e que gere valor para todas as partes. E ele acontece continuamente por meio de nossos canais como a Central de Relacionamento, os programas de comunicação, os projetos mantidos e investimentos realizados na área de influência direta e as interlocuções com moradores das comunidades, representantes do poder público e entidades locais, parceiros de negócios, empregados e contratados.

 

Com uma postura respeitosa e de cooperação, estamos trabalhando para reconstruir as relações de confiança com a sociedade. Buscamos sinergia entre os interesses locais, as demandas coletivas pertinentes a cada região e a visão das autoridades competentes, pactuando uma agenda comum de desenvolvimento, que considere as responsabilidades, as limitações e o potencial da Samarco em contribuir para transformações sustentáveis nos territórios.

Investimento em programas sociais

Incentivar a educação empreendedora e a participação social; fortalecer a formação de redes colaborativas e a qualificação de lideranças públicas e comunitárias; e potencializar o ambiente de negócios e a diversificação econômica nos municípios onde estamos inseridos: esses são os nossos principais objetivos com os investimentos e programas sociais que realizamos.

 

Alguns deles são derivados de obrigações e condicionantes estabelecidas por meio de escutas aos públicos envolvidos no processo de licenciamento ambiental de nossas operações. Outros são iniciativas voluntárias, visando estreitar o relacionamento com nossos públicos e contribuir de forma efetiva com o setor de mineração e com o desenvolvimento dos municípios de nossa área de influência.

 

Temos uma Política de Investimentos Sociais e Institucionais com diretrizes para a avaliação e destinação de recursos para projetos, patrocínios, doações e contribuições, em conformidade com nosso Código de Conduta e as melhores práticas de compliance.

u7

Contribuição para a economia

1,5% do PIB de Minas Gerais
6,4% do PIB do Espírito Santo

A Samarco é um importante catalisador do desenvolvimento econômico nos territórios onde atua e impactando positivamente as economias mineira e capixaba. Em 2015, último ano de operação da empresa, nossa receita equivalia a 1,5% do Produto Interno Bruto (PIB) de Minas Gerais e 6,4% do PIB do Espírito Santo.

 

A empresa gera tributos nos municípios onde estão suas unidades operacionais, que se destinam para investimentos em várias áreas, como por exemplo, em saúde, educação e infraestrutura. A arrecadação tributária ocorre na forma de Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), no caso de Minas Gerais, do Imposto sobre Serviço (ISS) e da Cota Parte do Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS). Em 2015, os impostos gerados diretamente pelas nossas atividades correspondiam a 54% da receita de Mariana (MG), 35% da receita de Ouro Preto (MG) e 50% da receita de Anchieta (ES).

 

Além disso, a Samarco exerce forte papel na geração de emprego e renda, por meio de postos de trabalho próprios e em empresas contratadas, beneficiando também, de forma indireta, toda a cadeia produtiva. Atualmente, temos mais de 5 mil fornecedores ativos e, em 2018, o volume de compras foi de cerca de R$ 634 milhões. Em 2019, já sob influência dos processos de obras e preparação para a retomada operacional, o valor chegou a aproximadamente R$ 1,4 bilhão.

 

Com o retorno das atividades, voltaremos a contribuir com a economia dos municípios e dos estados de Minas Gerais e do Espírito Santo, além de ajudar a fomentar a balança comercial brasileira.

Saiba mais sobre a Sustentabilidade da Samarco em: